Paraná recebe 158 vagas do Programa Mais Médicos em novo ciclo de reposição

AEN
05/05/2025 16h32 - Atualizado há 8 horas

Paraná recebe 158 vagas do Programa Mais Médicos em novo ciclo de reposição
José Fernando Ogura/Arquivo AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que o Paraná foi contemplado com 158 vagas no novo ciclo de reposição do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A iniciativa do Ministério da Saúde tem como foco o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), garantindo atendimento médico em regiões socialmente vulneráveis e de difícil acesso.

O edital do programa oferece 3.174 vagas em todo o território nacional, distribuídas entre 1.621 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As oportunidades são destinadas a médicos formados em instituições brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil, conforme estabelece a Lei nº 12.871/2013.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o reforço de profissionais será essencial para fortalecer o trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família nos municípios.
“O Mais Médicos tem papel fundamental em garantir assistência nas localidades mais distantes ou com escassez de profissionais. Essas 158 vagas representam um avanço importante na qualificação do atendimento à população”, destacou.

No Paraná, as vagas estão distribuídas entre 106 municípios, além de três reservadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul. Os profissionais selecionados atuarão por até quatro anos, conforme prevê o edital.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 8 de maio de 2025, exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site maismedicos.saude.gov.br. O edital completo está disponível no Portal do Ministério da Saúde.

Mais Médicos no Paraná

Criado para combater a falta de médicos em áreas prioritárias, o Programa Mais Médicos também visa qualificar os profissionais e alinhar sua formação às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa ainda incentiva a especialização em áreas estratégicas da saúde pública.

Atualmente, 362 municípios paranaenses participam do programa. Ao todo, o Estado possui 1.836 vagas autorizadas, das quais 1.450 já estão ocupadas.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp