Com chuvas irregulares, Abril registra temperaturas médias mais baixas em três cidades do Paraná

AEN
02/05/2025 08h37 - Atualizado há 13 horas

Com chuvas irregulares, Abril registra temperaturas médias mais baixas em três cidades do Paraná
Arquivo AEN

Três municípios paranaenses registraram as menores temperaturas médias para o mês de abril desde o início da série histórica, em 2018. Altônia, Laranjeiras do Sul e Loanda apresentaram recordes de queda, influenciados principalmente pela redução nas temperaturas máximas em praticamente todas as regiões do estado.

Conforme esperado para o outono, abril teve chuvas irregulares no Paraná. As temperaturas mínimas, geralmente registradas nas primeiras horas do dia, ficaram dentro da média histórica. Já as máximas — medidas por volta das 14h ou 15h — apresentaram queda significativa, impactando diretamente na média geral das temperaturas do mês.

De acordo com dados divulgados pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Altônia registrou média de 22,2°C; Laranjeiras do Sul, 18,6°C; e Loanda, 23°C — os menores valores médios desde o início do monitoramento em 2018.

As mínimas permaneceram próximas da média histórica em quase todo o estado. Exceções foram observadas nos Campos Gerais, onde a região próxima a Telêmaco Borba registrou temperaturas cerca de 1,6°C acima do padrão. Por outro lado, cidades como Foz do Iguaçu e Cascavel tiveram mínimas 1,5°C e 1,2°C abaixo da média, respectivamente.

Em contrapartida, as máximas ficaram abaixo do normal em praticamente todas as regiões. Destaque para a região de Maringá, que apresentou redução de 3,3°C em relação à média histórica. No Noroeste do estado, os valores ficaram entre 2°C e 3°C abaixo do previsto, comportamento semelhante ao das regiões de Guaraqueçaba e Guarapuava.

Apesar das máximas mais baixas, a temperatura média de abril se manteve próxima da média histórica na maior parte do Paraná. Apenas as regiões de Cascavel e Maringá registraram médias um grau acima do esperado.

“O declínio das temperaturas máximas em todo o estado, especialmente na região Noroeste, impactou diretamente as médias registradas nessas cidades”, explicou o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri.

Chuvas irregulares marcaram o mês
As chuvas de abril seguiram o padrão típico do outono, com distribuição irregular. Na metade Norte do estado, os volumes ficaram dentro da média ou até acima do esperado. Em Umuarama, por exemplo, foram registrados 124 mm, enquanto a média esperada era de 56 mm. Já em Cianorte, choveu 124 mm frente aos 74,9 mm previstos.

Na metade Sul, no entanto, a chuva foi mais escassa. Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaratuba registraram volumes bem abaixo do esperado. Em Cascavel, o acumulado foi de 49,2 mm, contra uma média de 139 mm. Em Foz do Iguaçu, choveu apenas 48,6 mm, enquanto o esperado era de 151 mm. Guaratuba teve 126 mm de chuva, diante de uma média de 205 mm.

Por outro lado, Palmas teve precipitação ligeiramente acima do previsto, com 173,8 mm frente à média de 152 mm. Em Curitiba, a capital, choveu 68,8 mm em abril, número ligeiramente abaixo da média histórica de 84 mm.

“Foram chuvas irregulares típicas da estação, e os acumulados seguiram, em geral, a média histórica”, concluiu Barbieri.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp