A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (28) que Lima, capital do Peru, será a cidade-sede da final da Copa Libertadores da América em 2025. A decisão está marcada para o dia 29 de novembro, mas o estádio que receberá a partida ainda não foi definido. Lima foi escolhida em disputa com Brasília (DF), que apresentou o Estádio Mané Garrincha, e Montevidéu, que concorreu com o tradicional Estádio Centenário.
Esta será a segunda vez que a capital peruana sediará a final da Libertadores. A primeira ocorreu em 2019, quando o Flamengo conquistou seu segundo título ao vencer o River Plate (Argentina) por 2 a 1 no Estádio Monumental “U”, do Club Universitario de Deportes, com capacidade para 80 mil torcedores. Naquela ocasião, Lima foi escolhida emergencialmente após o cancelamento da final em Santiago, no Chile, devido a protestos sociais.
Além do Monumental, o Estádio Nacional de Lima, com capacidade para cerca de 50 mil espectadores, também é cogitado para receber a final. O Nacional vem sendo utilizado para os jogos da seleção peruana nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Diferente do ano passado, quando o estádio da decisão foi anunciado apenas após as semifinais, a Conmebol desta vez definiu a sede com antecedência. As semifinais da atual edição estão previstas para terminar em 29 de outubro.
A Libertadores 2025 começou em 1º de abril com a fase de grupos, reunindo 32 equipes distribuídas em oito grupos. Sete clubes brasileiros participam da competição: o Botafogo, atual campeão, além de Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo e Bahia.