A formação de geada depende de condições específicas, quase como uma receita de bolo que precisa dos ingredientes certos: céu limpo (sem ou com poucas nuvens), baixa umidade relativa do ar, ausência de ventos e temperaturas abaixo dos 5°C. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), todas essas condições estão previstas para a manhã desta terça-feira (29), indicando a chegada da primeira geada de 2025.
As mudanças no tempo já começaram nesta segunda-feira (28). As temperaturas mínimas deverão ser registradas à noite, e não no amanhecer, como normalmente ocorre. "O avanço de uma frente fria pelo oceano em direção ao Sudeste do Brasil trouxe alterações no tempo no Paraná", explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar. "Nesta segunda, teremos maior cobertura de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com possibilidade de garoa e chuva fraca. Em todas as regiões, as temperaturas começam a cair", completa.
Ao longo da semana, uma massa de ar frio e seco atuará sobre os estados do Sul, impedindo a formação de chuvas. O tempo será estável, com grande amplitude térmica: madrugadas frias e tardes amenas ou quentes. A terça-feira, no entanto, deve ser a mais fria do ano até agora, com várias cidades podendo registrar as menores temperaturas de 2025.
"Diferentemente de outros sistemas frontais, esta frente fria vem acompanhada por uma massa de ar com características polares, ou seja, mais fria e seca, típica do outono e da proximidade do inverno", explica Júlia Munhoz.
Regiões mais afetadas
As regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba devem registrar temperaturas abaixo dos 10°C. Em cidades como Pinhão e Guarapuava, as mínimas podem ficar entre 5°C e 6°C. Já na metade Norte do estado, as mínimas devem oscilar entre 11°C e 13°C.
O destaque é o Sul do Paraná: municípios como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória poderão registrar temperaturas próximas de 5°C, aumentando o risco de formação de geada. "Entre terça e quinta-feira, há chance de geada fraca ao amanhecer, principalmente na terça-feira, devido ao predomínio de céu claro durante a madrugada", informa a meteorologista. A partir de quarta-feira, o aumento da nebulosidade deve reduzir a possibilidade de geadas, mas elas ainda não estarão totalmente descartadas, especialmente no interior e no sul do Estado.
Na terça-feira à tarde, as máximas devem ficar entre 20°C e 23°C na maior parte do Paraná, podendo atingir 25°C a 26°C no Norte e Oeste. Até o final da semana, as temperaturas sobem gradativamente, podendo chegar a 28°C em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado. A partir de sexta-feira (3), as temperaturas mínimas pela manhã também devem subir, alcançando valores próximos de 10°C.
Alerta Geada
Com a expectativa de aumento das geadas a partir de maio, o IDR-Paraná e o Simepar irão ativar o Alerta Geada na próxima semana. Criado em 1995, o serviço tem como objetivo informar agricultores e a população em geral com até 48 horas de antecedência sobre a possibilidade de geadas, ajudando na adoção de medidas preventivas.
Sobre o Simepar
O Simepar mantém uma robusta estrutura de monitoramento climático, com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. O órgão fornece dados para diversas instituições públicas, como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para ações de resposta a eventos climáticos extremos, como enchentes, deslizamentos, secas e incêndios.
A previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses é atualizada duas vezes ao dia e pode ser consultada no site www.simepar.br. A plataforma oferece informações detalhadas, incluindo volume de chuvas, temperaturas mínima e máxima, umidade do ar e velocidade dos ventos, com previsão por hora para o dia e o dia seguinte.