O tênis brasileiro começou com o pé direito no Masters 1000 de Madrid. Nesta quinta-feira (24), os estreantes Beatriz Haddad Maia e João Fonseca garantiram vaga na terceira rodada da chave de simples ao vencerem seus compromissos com atuações convincentes no saibro espanhol.
A paulista Bia Haddad, atual número 19 do ranking mundial, voltou a vencer após uma sequência de nove derrotas seguidas. Mostrando garra e resiliência, ela virou o jogo contra a norte-americana Bernarda Pera (81ª colocada), com parciais de 2/6, 6/3 e 6/1. Com o resultado, Bia avança à terceira fase e terá pela frente a suíça Belinda Bencic (42ª do mundo).
Antes disso, ela estreia também na chave de duplas ao lado da alemã Laura Siegemund. A partida será nesta sexta-feira (25), às 10h40 (horário de Brasília), contra as chinesas Wang Xinyu e Zheng Saisai.
Na sequência do dia, foi a vez do jovem João Fonseca brilhar. O carioca, número 65 do ranking, não deu chances ao dinamarquês Elmer Moller (114º), vindo do qualifying, e venceu em sets diretos, por 6/2 e 6/3, em apenas 1h13min de jogo. Fonseca enfrenta agora um grande desafio na terceira rodada: o norte-americano Tommy Paul, atual 12º do mundo e um dos favoritos ao título em Madri.
Em excelente fase na temporada, Fonseca soma agora 10 vitórias em 15 jogos no circuito em 2025. O destaque até aqui foi a conquista do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro, seu primeiro título como profissional.
Os dois brasileiros voltam à quadra no sábado (26), com horários ainda a serem definidos pela organização do torneio.