Paraná lidera número de finalistas na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial

AEN
19/04/2025 10h02 - Atualizado há 3 dias

Paraná lidera número de finalistas na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial
SEED

O Paraná se destaca nacionalmente na 1ª edição da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final, 29 são paranaenses — o que representa 34% do total, colocando o Estado na liderança isolada entre todas as unidades da federação. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA.

Na sequência, aparecem São Paulo, com 17 classificados (20%), Ceará com 13 (15%) e Piauí com 11 (13%). Os participantes são estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, todos regularmente matriculados.

A ONIA é uma competição gratuita e voluntária que tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela inteligência artificial, incentivando o desenvolvimento de habilidades técnicas por meio de provas teóricas e práticas. A última fase da olimpíada será realizada ainda em abril, quando serão definidos os quatro vencedores brasileiros que representarão o país na etapa internacional.

Desde o início, o Paraná vem se destacando. Na primeira fase, que avaliou o letramento digital, mais da metade dos 60.317 classificados era do Estado, totalizando 30.911 alunos. Já na segunda fase, voltada ao aprofundamento técnico, dos 3.332 participantes, 1.378 eram paranaenses.

Na terceira etapa, os estudantes enfrentaram desafios práticos de programação, manipulando conjuntos de dados e utilizando metodologias adequadas para obter resultados eficientes com o uso da inteligência artificial.

“A participação de 34% de paranaenses na fase final da ONIA é um resultado extremamente positivo. Isso comprova a qualidade do ensino na área de tecnologia oferecido no Paraná e nos anima para a possibilidade de termos representantes na Olimpíada Internacional, que será realizada em Pequim, na China”, destacou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

Incentivo do Estado

Para reconhecer o desempenho dos estudantes, o Governo do Paraná, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), premiou os 50 melhores colocados da terceira fase com notebooks e tablets. Ao todo, foram distribuídos 70 prêmios, totalizando R$ 380 mil em investimentos.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é referência no uso de tecnologias aplicadas ao ensino. O excelente desempenho dos nossos alunos na ONIA é motivo de orgulho. Parabenizo todos os estudantes, professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais pelo empenho e dedicação à nossa educação”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.

Rumo à Olimpíada Internacional

Entre a terceira e a última fase, os finalistas passaram por um treinamento específico, com foco na preparação para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI). Nesse período, os alunos participaram de aulas com especialistas em IA e ciências da computação.

Os quatro estudantes com melhor desempenho receberão medalhas de ouro e participarão da cerimônia oficial de premiação. Eles também continuarão em treinamento intensivo para representar o Brasil na IOAI 2025, marcada para ocorrer entre os dias 2 e 9 de agosto, em Pequim, na China.

Classificação por estado – Finalistas da ONIA:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp