VI Conferência Municipal discute direitos e equidade para idosos em Ivaiporã

Da Redação
29/03/2025 11h44 - Atualizado há 4 dias

VI Conferência Municipal discute direitos e equidade para idosos em Ivaiporã
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na quinta-feira, dia 27 de março, sob o tema Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação.

Convocada pelo Decreto Municipal 14.891 de 11 de fevereiro de 2025, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve como objetivo promover a participação social para superar barreiras ao envelhecimento digno, identificando desafios legais e práticos, e propondo ações que garantam os direitos dos idosos por meio da articulação interfederativa.

A VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi dividida em 5 eixos temáticos: financiamento das políticas públicas; proteção à vida e saúde integral; enfrentamento à violência e abandono; participação social e protagonismo comunitário; e o fortalecimento dos conselhos de direitos.

Convidados

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-prefeita Gertrudes Bernardy; vereador Alex Fonseca – representando o Legislativo; presidente do Conselho Municipal do Idoso, Jair Burato; secretária de Assistência Social, Silvana Pessutti; presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Nei Neves; e a assessora técnica da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Lucinha Camilo.

Representantes estaduais e municipais destacaram a urgência na defesa dos direitos dos idosos e reforçaram a importância da participação da sociedade. Andréa Lisboa, assistente social, proferiu palestra abordando o envelhecimento multicultural e democrático.

Durante a conferência, foram apresentadas propostas discutidas previamente em encontros municipais ocorridos em fevereiro e março, coordenados pelos representantes dos 5 eixos temáticos. “As propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para acontecer até agosto de 2025”, disse Silvana Pessutti.

Cidade Amiga da Pessoa Idosa

Encerrando a abertura, a vice Gertrudes Bernardy contou que, durante a gestão dela na Secretaria de Assistência Social, foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Também implementamos políticas que levaram o município a conquistar o título de Cidade Amiga da Pessoa Idosa. Este reconhecimento significa investimentos em saúde, lazer, educação e inclusão social, valorizando a experiência dos idosos e promovendo o diálogo entre gerações. Seguiremos trabalhando para que envelhecer em Ivaiporã seja sempre uma experiência positiva”, afirmou Gertrudes Bernardy.

No final, foi formado o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para o biênio 2025/2027, composto por representantes governamentais e não governamentais, além da eleição de delegados que representarão Ivaiporã na etapa estadual.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp