O Lago Igapó II, nas proximidades da Avenida Higienópolis, em Londrina, voltou a apresentar um vazamento no último sábado (22). De acordo com as equipes que acompanham a situação, este é o maior incidente registrado nos últimos tempos: em menos de 24 horas, o nível da água baixou aproximadamente 60 centímetros.
Diferente dos casos anteriores, o problema desta vez não está relacionado às comportas. Um redemoinho se formou no lago, e ainda não se sabe a origem exata do vazamento. O que se sabe é que os sacos de areia utilizados em manutenções anteriores foram sugados, indicando a força do fenômeno.
Nesta segunda-feira (24), equipes técnicas seguem atuando no local. A estratégia atual é criar uma barreira de pedras ao redor do redemoinho para possibilitar uma investigação mais aprofundada. O ponto crítico está a cerca de três metros de profundidade.
Por medida de segurança, a Defesa Civil interditou a área devido ao risco de afogamento, já que o redemoinho tem grande poder de sucção. Além disso, a faixa da Avenida Higienópolis no sentido zona sul está interditada pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina).