João Fonseca vence o Challenger de Phoenix e conquista o seu terceiro título da carreira

Da Redação
17/03/2025 09h28 - Atualizado há 2 semanas

João Fonseca vence o Challenger de Phoenix e conquista o seu terceiro título da carreira
Reprodução/Challenger Phoenix

O tenista brasileiro João Fonseca sagrou-se campeão do Challenger de Phoenix 2025. Na decisão realizada neste domingo, o carioca enfrentou o cazaque Alexander Bublik, atual número 82 do ranking mundial, e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 7/6 (7/0). Esse é o segundo título do jovem de 18 anos em um mês. No último dia 16 de fevereiro, Fonseca já havia conquistado o ATP de Buenos Aires, superando o argentino Francisco Cerundolo na final.

A partida começou equilibrada, com ambos os jogadores confirmando seus primeiros serviços. Fonseca conseguiu a primeira quebra ao abrir 4/3 no set inicial e ampliou a vantagem para 5/3. No entanto, Bublik reagiu, vencendo os dois games seguintes e empatando em 5/5. O brasileiro voltou a quebrar o saque do adversário, chegando a 6/5, mas viu o cazaque devolver a quebra e forçar o tie-break. No desempate, Fonseca se impôs e fechou em 7/5, garantindo a vantagem de 1 a 0 na decisão.

O segundo set manteve o mesmo nível de equilíbrio, com os dois tenistas errando pouco e deixando o placar em 3/3. Fonseca manteve a tranquilidade e confirmou seu saque no nono game, avançando para 5/4. Pressionado, Bublik salvou a parcial e igualou em 5/5. Como ambos confirmaram seus serviços até o fim do set, a disputa foi novamente para o tie-break. Demonstrando grande confiança, Fonseca abriu 6/0 e, sem desperdiçar oportunidades, selou a vitória com um incontestável 7/0.

Com a conquista, João Fonseca subiu 20 posições no ranking da ATP, alcançando a 60ª colocação na atualização desta segunda-feira. Esse é o melhor ranking de sua carreira até o momento. O brasileiro soma 955 pontos e lidera a lista de tenistas do país, seguido por Thiago Wild (96º, 617 pontos) e Thiago Monteiro (99º, 590 pontos). Monteiro, inclusive, retornou ao top 100 após ser vice-campeão do Challenger de Santiago, no Chile, no último domingo.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp