Eduardo Pimentel reforça a determinação de desburocratizar serviços a técnicos do Urbanismo de Curitiba

Da Redação
13/03/2025 17h55 - Atualizado há 2 semanas

Eduardo Pimentel reforça a determinação de desburocratizar serviços a técnicos do Urbanismo de Curitiba
Ricardo Marajó/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel retornou, nesta quinta-feira (13/3), à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) para alinhar as diretrizes de atuação da pasta em sua gestão.

 No encontro com cerca de 60 técnicos de Controle de Edificações, no Centro Cívico, o prefeito reforçou a determinação de a Prefeitura seguir desburocratizando os serviços prestados à população.

“Agradeço a vocês por tudo o que nós avançamos nos últimos oito anos, mas vamos continuar avançando. Eu me comprometi com a população em promover a permanente desburocratização da cidade. Isso passa também pelo Urbanismo, que tem feito um trabalho muito importante. Queremos diminuir tempos de aprovação e que busquem novos caminhos, dentro da lei, para solucionar detalhes que podem definir a aprovação de um projeto”, disse o prefeito.

A segunda reunião do prefeito na SMU foi realizada há apenas 41 dias da primeira. Se naquela vez a conversa foi de alinhamento com o “alto clero” da secretaria - o secretário, Almir Bonatto, superintendentes e diretores das áreas -, desta vez também reuniu parte do corpo técnico da pasta que trabalha nos Núcleos Regionais do Urbanismo, nas Ruas da Cidadania.

O encontro reforça a convicção do prefeito em realizar sua gestão próximo não só da população, mas também dos servidores municipais. 

Eduardo lembrou ao grupo que o Urbanismo tem papel fundamental para a Prefeitura seguir simplificando e acelerando processos, visto o grande volume e solicitações de autorizações, licenças, alvarás e outros documentos que são analisados e emitidos pela secretaria.

Equipe especialista
O prefeito destacou a importância do trabalho realizado por quem entende da área. Como exemplo, lembrou que manteve especialistas nas lideranças do Urbanismo, o que foi essencial para manter a cidade funcionando nas primeiras semanas de sua gestão.

“Nas diretorias e nas superintendências, mantivemos as pessoas técnicas que já conhecia, trouxe o Almir (Bonatto) para secretário, que é engenheiro de carreira da Prefeitura”, destacou o prefeito. 

Ele também elogiou a contribuição do Urbanismo para a elaboração do Plano de Combate à Dengue, lançado ontem (12/3), e reforçou ao grupo que a SMU terá participação fundamental na revisão do Plano Diretor de Curitiba, a partir de abril.

Diálogo para avançar
“O que eu tenho dito é que esse governo é voltado para o diálogo. Diálogo com a sociedade, diálogo com os nossos colegas, projetistas, engenheiros, arquitetos, que protocolam os trabalhos aqui, e também ouvindo as entidades de engenharia e arquitetura. É o que estamos fazendo neste primeiro encontro de trabalho com vocês, que vai se estender em mais dois momentos”, disse o secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto.

Além do primeiro encontro, com o prefeito, o grupo vai receber, nas próximas semanas, o secretário municipal e os superintendentes nos Núcleos de Urbanismo nas dez Administrações Regionais.

Neste segundo momento, a diretoria da secretaria e servidores vão, juntos, elencar desafios e possibilidades de melhorias na análises dos projetos a serem licenciados em cada região da cidade. As “visitas de trabalho” serão iniciadas na próxima semana pelo Núcleo do Boa Vista.

Fechando este primeiro ciclo de encontros, a SMU vai realizar, em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), uma série de workshops, em pequenos grupos, para chegar a um denominador comum sobre trâmites dos processos e alinhar técnicas de análise dos projetos a serem licenciados na cidade.

O objetivo, reforçou Bonatto, é concluir as análises de forma mais assertiva e célere, com a uniformização de procedimentos da SMU, gerando não apenas o contentamento do público do serviço (projetistas, empreiteiras, construtoras), mas também ganhando tempo na produção interna e maior assertividade na conclusão das análises.

“Quando houver divergência de análise, conversem internamente com o colega para buscar um consenso, antes de encaminhar a negativa ao solicitante”, reforçou o secretário.

Também participaram da reunião o superintendente técnico da SMU, Rodrigo Tadeu Baranczuk; a superintendente de Projetos, Luciane Schafauzer de Pauli, e o diretor do Departamento de Controle de Edificações, Fábio Gonçalez Francio.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp