Comprometida com a segurança e bem-estar dos maringaenses, a Prefeitura de Maringá reforçou as ações para monitoramento e prevenção de crimes com a operação Maringá Mais Segura. Desde o início da operação em janeiro deste ano, a equipe da Guarda Civil Municipal atendeu mais de 1,3 mil ocorrências e realizou 208 abordagens de suspeitos. Além disso, 78 pessoas foram conduzidas para a delegacia por estarem com mandados de prisão em aberto ou outras situações.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, destacou que a operação fortaleceu a presença da Guarda Civil Municipal em espaços estratégicos para monitoramento e prevenção de crimes. “Com a operação, retomamos diversos serviços que estavam inoperantes, como o patrulhamento com motos, a atuação do Canil e o micro-ônibus para ponto de policiamento”, disse.
Além das ocorrências, os agentes da Guarda Civil Municipal recuperaram 26 veículos com indicação de furto ou roubo e atuaram na remoção de outros 61 veículos que estavam em situação irregular, conforme prevê a legislação de trânsito.
Ações de segurança foram ampliadas - Dentro da operação Maringá Mais Segura, o município também entregou a base da Guarda Civil Municipal na Zona Sul e trabalha na estruturação de um imóvel para o funcionamento de outro módulo em Iguatemi. No entanto, mesmo antes do imóvel, a Prefeitura já empenhou efetivo para atendimento e patrulhamento 24 horas no distrito. Por meio da operação, também foram implantadas a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), um serviço tático especializado, e a Patrulha Ambiental, para coibir crimes contra o meio-ambiente e de maus-tratos aos animais.
Nesta quinta-feira, 20, a Prefeitura também anunciou a convocação de 35 novos agentes para a Guarda Civil Municipal. Com os novos profissionais, a Guarda ganha aumento de 21% no efetivo e chegará a 200 agentes.