29/04/2023 às 17h22min - Atualizada em 29/04/2023 às 14h53min
Em eleições acirradas, Paraguai vai às urnas neste domingo
Da Redação
Reprodução O Paraguai vai às urnas em eleições acirradas neste domingo. Os eleitores paraguaios escolhem seu novo presidente e a disputa tem sido marcada por incertezas e tensões nos dois principais partidos políticos. Quem são os candidatos e que desafios enfrentam?
Os eleitores do Paraguai vão escolher o próximo presidente do país, em uma disputa acirrada marcada por tensões e pela polarização. Os principais candidatos são Santiago Peña, do Partido Colorado, e Efraín Alegre, da Concertación Nacional.
Além de eleger um presidente para os próximos cinco anos, em um pleito de turno único, também serão definidos 17 governadores, 45 senadores e 80 deputados.
Enfrentam-se na disputa duas forças tradicionalmente hegemônicas: a conservadora Associação Nacional Republicana - Partido Colorado (ANR-PC) – que, com exceção do período eleitoral de 2008 a 2012, está no poder desde 1954 – e a Concertación para un Nuevo Paraguay, mais conhecida como Concertación Nacional, uma aliança de 14 partidos e organizações de oposição. Ambas reúnem internamente diferentes correntes e forças políticas.