O Paraná enfrentará mais um dia de instabilidade climática. Nesta terça-feira (4), são esperados volumes expressivos de chuva em diversas regiões do Estado, de acordo com o Simepar.
“A previsão para terça-feira indica que o tempo seguirá bastante instável no Paraná. O ar permanece quente e úmido em várias áreas do Estado, o que favorece a formação de instabilidades. No entanto, as precipitações ocorrem de forma isolada, o que significa que nem todos os municípios de uma mesma região terão chuva”, explica o meteorologista Samuel Braun.
Na segunda-feira (3), a forte chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana provocou ao menos 23 pontos de alagamento, além da queda de árvores e danos em diversos bairros.
Alerta de temporal e risco de alagamentos
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de perigo para chuvas intensas no Paraná nesta terça-feira (4). Os avisos abrangem praticamente todo o Estado, especialmente no período da tarde, com exceção apenas do extremo-Oeste.
Segundo o órgão, há possibilidade de precipitações volumosas, variando entre 30 mm e 60 mm/h ou 50 mm e 100 mm ao longo do dia, em municípios das regiões Noroeste, Norte, Central, Campos Gerais, Curitiba e região, Sul e Litoral. Nessas áreas, há risco de alagamentos.
Os temporais podem ser acompanhados por ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h.
O dia começou com garoa leve em Curitiba. À tarde, a chuva retorna, e a temperatura pode atingir 24°C. No Oeste e Sudoeste do Estado, os termômetros chegam a marcar 35°C.