Prazo para solicitar a meia tarifa escolar de ônibus em Curitiba inicia nesta segunda-feira (20)
Da Redação
20/01/2025 12h35 - Atualizado há 2 dias
Reprodução/SMCS
O período para solicitação do passe escolar de 2025 em Curitiba tem início nesta segunda-feira (20). O pedido deve ser renovado anualmente enquanto o estudante estiver matriculado e atender aos critérios previstos na legislação que regulamenta o benefício.
O passe escolar garante meia tarifa no transporte público, com um limite de até 400 passes por ano para cada estudante. Essa quantidade é definida pela Lei Federal n.º 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e prevê um ano letivo com 200 dias. Em Curitiba, o benefício é regulamentado pelo Decreto Municipal n° 37, de 14 de janeiro de 2019.
A solicitação pode ser realizada até 1º de dezembro de 2025.
Quem pode solicitar o passe escolar? Para ter direito ao passe escolar em Curitiba, é necessário:
Residência: O aluno deve morar em Curitiba e estar matriculado em instituições de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior da cidade.
Distância: Residir a mais de 10 quadras (cerca de 1.000 a 1.200 metros) da instituição de ensino.
Renda familiar: Atender aos limites de renda previstos em lei:
Para 1 aluno: renda familiar de até 3 salários mínimos.
Para 2 alunos: renda familiar de até 4 salários mínimos.
Para 3 ou mais alunos: renda familiar de até 5 salários mínimos.
Documentos necessários A lista de documentos e informações detalhadas, como atendimento, modelos de declarações e requisitos, pode ser consultada no site da Urbs, na aba "Cartão Estudante"
Como solicitar o passe escolar? O pedido deve ser feito online, pelo site da Urbs, na opção “Abrir Protocolo – Passe escolar digital”. Após preencher os dados e anexar os documentos solicitados, o aluno receberá atualizações sobre o andamento do processo por e-mail.
Aprovação e confecção do cartão Após a aprovação do processo, o estudante deverá realizar o agendamento para atendimento presencial em um dos Postos de Atendimento. Durante o agendamento, será feita a coleta da foto do aluno para a emissão ou atualização do cartão transporte.
No dia do atendimento presencial, o estudante deve comparecer pessoalmente, munido de um documento de identificação oficial com foto (original). A presença é obrigatória para a finalização do processo.