Curitiba abre mais 4.600 vagas para castração gratuita de cães e gatos
Da Redação
17/01/2025 16h57 - Atualizado há 4 dias
Levy Ferreira/SMCS
A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba está com 4.600 vagas abertas para castração gratuita de cães e gatos dos moradores das regionais Bairro Novo, Cajuru e Boqueirão. Os agendamentos estão abertos pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos.
Na semana que vem, as cirurgias gratuitas serão feitas no Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681, no bairro Sítio Cercado). Os atendimentos serão das 8h às 16h, de 21 a 26 de janeiro. São 1.500 vagas disponíveis para esse mutirão.
De 23 a 26 de janeiro serão atendidos os pets de moradores dos bairros da Regional Cajuru, na Rua da Cidadania (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150). Serão mais 1.000 vagas.
O estacionamento do Memorial do Rio Iguaçu (Avenida Comendador Franco, s/n, no Uberaba) vai receber a unidade móvel de castração de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Para esse mutirão serão 750 vagas disponíveis.
A Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430) vai receber o mutirão de castração de cães e gatos de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Serão disponibilizadas 1.350 vagas para esse mutirão.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, o programa de castração pública da Prefeitura de Curitiba já promoveu mais de 156 mil cirurgias desde 2017.
“A castração tem benefícios como a prevenção de doenças e tumores e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas”, explica Evaristo.
Procuração eletrônica
Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.
Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.
Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que levam para castração, até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.