13/01/2025 às 12h30min - Atualizada em 13/01/2025 às 12h30min
Bombeiros utilizam drones para alertar banhistas nas praias paranaenses
Da Redação
Gabriel Rosa/AEN O Corpo de Bombeiros do Paraná está utilizando drones para patrulhar as praias e alertar banhistas sobre correntes de retorno ou áreas sem guarda-vidas. Esses dispositivos, equipados com sinalização visual e comunicação por voz, também são empregados em buscas e salvamentos, tendo sido utilizados em quatro operações para localizar vítimas recém-submersas.
"Esse equipamento é extremamente robusto, com maior alcance de voo, zoom de alta precisão e câmera térmica, permitindo localizar vítimas até em áreas de mata ou debaixo de escombros", destaca a capitã do Corpo de Bombeiros, Tamires Silva Pereira.
Desde 28 de dezembro, os bombeiros já realizaram mais de 80 mil orientações a banhistas e cerca de 7 mil ações de sinalização. No entanto, a imprudência ainda é um problema: 661 pessoas foram resgatadas no mar, sendo 44 em situação de afogamento.
Desde 14 de dezembro, quando os drones começaram a operar no litoral, já realizaram mais de 96 patrulhas preventivas.
A tecnologia impressionou a turista Liabilih Angela Ribas Schoemberger, de 15 anos. “Estávamos perto de uma bandeira preta, onde não havia guarda-vidas, e o drone nos avisou para sair dali. Então, nos dirigimos à área próxima à bandeira de guarda-vidas. Achei incrível, pois ajuda a evitar riscos de afogamento”, relatou.
Miguel Batista dos Santos, de 10 anos, morador de Piraquara, também ficou encantado com os drones. “Eles parecem dar uma bronca do bem. Acho que ajudam muito, porque, se alguém estiver se afogando no meio do mar, o drone já consegue ver”, comentou o menino.
Segundo a capitã Tamires, o uso de drones, que patrulham as praias duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, está transformando a prevenção de afogamentos no litoral.
"Os banhistas têm seguido as orientações dos drones, e essa abordagem aérea facilita muito a conscientização e a prevenção, pois o drone consegue se aproximar e transmitir mensagens claras", explicou.
Com bases operacionais em Matinhos e Guaratuba, os drones atuam em todo o litoral conforme a demanda.