10/01/2025 às 12h05min - Atualizada em 10/01/2025 às 12h05min

Litoral paranaense tem 2.311 casos de viroses no início deste ano, três vezes mais que em 2024

Da Redação

Reprodução/Prefeitura de Guaratuba
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) realiza o monitoramento contínuo das doenças diarreicas agudas (DDA), incluindo as viroses, por meio do programa de Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA). Nos primeiros nove dias de 2025, foram registrados 2.311 atendimentos por DDA na região litorânea, número significativamente maior que o do mesmo período de 2024, quando ocorreram 654 casos.

Ao longo de 2024, foram notificados 121 surtos de DDA no Paraná, caracterizados pelo aumento súbito de casos em uma mesma área em curto intervalo de tempo. Desses, três surtos ocorreram na 1ª Regional de Saúde (RS), que abrange o Litoral.


“É fundamental intensificar os cuidados com a higiene pessoal, além de atenção à procedência e manuseio de alimentos e água, especialmente em áreas de grande fluxo de pessoas, como o Litoral”, destacou o secretário de Saúde, Beto Preto. “Pequenas medidas cotidianas podem fazer uma enorme diferença na prevenção de doenças.”

Aumento no verão e formas de prevenção
Com a chegada do verão e a maior concentração de pessoas, os casos de viroses e DDAs aumentam expressivamente. A Sesa reforça a importância da prevenção, uma vez que essas doenças, causadas por vírus, bactérias ou parasitas, têm como principais sintomas evacuações frequentes (três ou mais vezes em 24 horas), náuseas, febre e dores abdominais. A transmissão ocorre pela via fecal-oral, por contato direto ou indireto, incluindo ingestão de alimentos ou água contaminados.

As viroses gastrointestinais, como as provocadas por rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus, são as mais frequentes nesta época do ano.

Para prevenir, a Sesa recomenda:

Lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições e após usar o banheiro.
Consumir alimentos de origem confiável e armazenados de forma adequada.
Evitar bebidas não industrializadas de procedência duvidosa.
Manter distância de aglomerações e evitar locais inadequados para banho.
Proteger boca e nariz ao tossir ou espirrar.
Utilizar máscara em caso de sintomas gripais.
Estrutura de apoio no Litoral
Para ampliar o atendimento durante o verão, a Sesa está montando tendas em três pontos estratégicos no Litoral, nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Essas estruturas funcionarão como suporte às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), oferecendo atendimento a pessoas com sintomas típicos de viroses.

As tendas operarão 24 horas por dia, com início previsto para a próxima semana, e permanecerão em funcionamento até o final do Carnaval. Os locais são:

Guaratuba: Anexo ao Pronto Socorro, na Rua Meneleu de Alameda Tôrres, nº 72.
Matinhos: Ao lado da UPA, na Rua 19 de Dezembro, nº 2994.
Pontal do Paraná: Na UPA de Shangri-lá, Avenida Sebastião Caboto, nº 1142.
O investimento total da Sesa para esta ação é de aproximadamente R$ 1 milhão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp