Vivian Honorato/PML Nesta quinta-feira (19), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, foram até a Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior para entrega das obras de reconstrução e ampliação. A unidade escolar, onde estudam 690 alunos, passou por uma transformação completa em toda sua estrutura, com investimentos na ordem de R$5.443.208,32 em recursos próprios do Município.
Situada no Conjunto Guilherme Pires, zona sul de Londrina, essa escola foi inaugurada em 1989. E com a reconstrução, as turmas de Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) agora podem desfrutar de uma escola com ambientes muito mais confortáveis e devidamente equipados para oferecer uma educação de qualidade.
Entre os serviços executados houve substituição de todo telhado antigo por telhas térmicas acústicas, readequação e ampliação da cozinha e implantação de novo refeitório, em uma área maior e arejada. A quadra poliesportiva foi reformada, bem como banheiros, área de serviço e o pátio. Foi feito novo revestimento das paredes nas áreas externas e internas, pintura, reformas e adequação dos banheiros, além de cobertura e adequação da entrada da unidade.
Para que as equipes administrativa e pedagógica consigam trabalhar em ótimas condições, também houve adequação da secretaria escolar e das salas dos professores, incluindo instalação de aparelhos de ar-condicionado. Foram reformados os banheiros de funcionários, servidores e professores; e o estacionamento foi remanejado. Todos esses serviços foram executados pela Reconstrul Construções Civis LTDA, empresa vencedora da licitação.
Na solenidade de entrega das obras, o prefeito Marcelo Belinati elencou todas as mudanças implementadas na área da educação ao longo dos oito anos de sua administração. Como, por exemplo, o fornecimento de uniforme e material escolar para todos os alunos da rede municipal e creches filantrópicas conveniadas; investimentos na merenda escolar; mais reformas das unidades escolares, construções e ampliações que equivalem a 40 novas escolas e creches para a rede municipal de ensino.
“Também criamos o cargo de coordenação, de professor mediador, e os inspetores escolares, que ajudam na segurança e proteção dos nossos bens mais valiosos, que são nossos filhos. Instalamos sistemas e câmeras de segurança, e investimos na contratação e formação dos professores. O resultado de todo esse trabalho está aí, Londrina obteve a maior nota de sua história no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é calculado com base em uma prova que nossos alunos fazem. Além disso, temos cinco escolas sendo construídas, que antes funcionavam em prédios de madeira. São essas e outras conquistas, em todas as áreas, que me deixam muito feliz, pois amo a minha cidade. Londrina é a melhor cidade do país, e temos aqui as melhores condições para viver”, disse o prefeito.
A reforma da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior refez uma área de 2.483,59m². Com 516,29m² de ampliação, envolvendo a cozinha, refeitório e área dos servidores, a escola passou a ter uma área total de 2.999,86m². E para 2025, a expectativa é de que a unidade passe a atender mais de 700 alunos em 17 salas de aula.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, citou também que essas obras ocorreram sem a transferência dos estudantes para outro endereço. Dessa forma, a ampliação e reforma foi feita em etapas, que permitissem o remanejamento dos alunos no mesmo prédio, conforme o avançar dos serviços. “Estive aqui várias vezes no decorrer da obra e fiquei muito impressionada. Os serviços foram feitos muito rapidamente, porque tínhamos uma empresa séria executando essa obra e uma equipe de fiscalização dedicada. Mas parabenizo aos guerreiros da reforma, professores, diretora e demais funcionários, porque se hoje essa escola está transformada de forma impactante muito se deve ao esforço de vocês. Hoje é o último dia letivo do ano e amanhã vamos começar a curtir as férias para que, em 2025, as crianças voltem e desfrutem dessa escola maravilhosa que elas tanto merecem”, destacou.
De acordo com a diretora Luciane de Carvalho Martins, o remanejamento das turmas ao longo da obra representou sim um grande desafio. Mas poder conferir o resultado final, de uma escola praticamente reconstruída, fez todo o esforço valer a pena. “Hoje ouvi a seguinte frase ‘parece que a gente dormiu, acordou e a escola estava assim’. E realmente foi bem isso, aguentamos firmes porque a comunidade precisava de uma escola de qualidade como essa, e tudo de difícil passou. É importante ter uma escola climatizada, com pátio e refeitório maravilhosos, isso nos dá mais ânimo para trabalhar. Agradeço a presença de todos os professores, equipes pedagógica e da limpeza, famílias, ex-diretores. Lutamos por essa escola porque sabíamos que esse dia ia chegar, e aos verdadeiros guerreiros da reforma só tenho palavras de gratidão”, disse.
Apelidada de “Escola Chiquinho”, a unidade escolar tem como patrono o autor da letra do Hino à Londrina. Em sua homenagem, o Hino foi executado em uma versão gravada na Concha Acústica de Londrina. Também houve apresentação de integrantes do grupo Desbravadores, projeto executado pela Igreja Adventista com apoio da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior, e dos professores Wagner Almirão e Alexsander Renato Gonçalves, com a música “Coisas Boas” na voz e violão.
O endereço da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior é Rua Mario Sérgio Carmagnani, 145, Conjunto Guilherme Pires. A reinauguração da unidade contou com a participação do vice-prefeito, João Mendonça, dos vereadores eleitos Sidnei Matias e Valdir Santa Fé, bem como de lideranças religiosas e comunitárias.