13/12/2024 às 09h00min - Atualizada em 13/12/2024 às 09h00min
Foz do Iguaçu registra aumento de quase 200% no número de microempreendedores em sete anos
Da Redação
Reprodução/PMFI O número de microempreendedores individuais (MEIs) em Foz do Iguaçu teve um crescimento expressivo de 192% nos últimos sete anos, passando de 11.111 em dezembro de 2017 para 32.548 em dezembro de 2024, conforme levantamento disponibilizado pela Receita Federal. Esse aumento significativo reflete o impacto das políticas públicas e programas de apoio aos pequenos negócios implantados pela Prefeitura de Foz, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia local.
O Governo Municipal tem promovido uma série de ações que visam simplificar o processo para abertura de empresas, oferecer crédito acessível e promover o desenvolvimento econômico. O Destrava Foz, lançado em 2018, foi um dos primeiros projetos, permitindo que Foz se tornasse uma das cidades mais rápidas do Brasil para abrir novos negócios. O programa facilita a abertura, alteração e renovação de licenças, proporcionando um ambiente mais ágil e desburocratizado para os empresários.
“Conseguimos desburocratizar processos e oferecer o apoio necessário para fortalecer a economia local, cumprindo nossa missão de impulsionar o empreendedorismo em Foz do Iguaçu”, avalia a Secretária da Fazenda, Salete Horst.
Em 2020, diante da crise provocada pela pandemia de COVID-19, foi criado o programa Foz Juro Zero, uma linha de crédito com juro zero para microempreendedores, profissionais autônomos e trabalhadores informais. Com o apoio da Fomento Paraná, o programa liberou 2.159 linhas de crédito, somando quase R$ 11 milhões, ajudando os empreendedores a manterem seus negócios durante a crise.
Além disso, o Foz Conhecendo Foz foi criado durante a pandemia para incentivar o turismo local, beneficiando guias e trabalhadores do setor de transporte turístico e escolar. Outro programa importante foi o Compra Mais Local, que estimula a participação das empresas locais nas compras públicas, fortalecendo a economia e garantindo a valorização do comércio regional.
A Central do Empreendedor, que oferece atendimento especializado, capacitação e microcrédito, também é uma das iniciativas do programa Foz Desenvolve. Recentemente, a Central conquistou o quarto Selo Ouro Sebrae de referência em atendimento, consolidando-se como um modelo de suporte ao pequeno empresário. A central oferece serviços como o Núcleo de Licenças, o Escritório de Compras, a Junta Comercial, promovendo um atendimento completo para empreendedores.
O programa Repara Foz, lançado em 2021, também tem sido fundamental para apoiar pequenos empreendedores. O projeto possibilita a contratação direta de microempreendedores para realizar serviços de reparos e manutenções em prédios públicos, como escolas, Cmeis e postos de saúde. Em 2023, o município investiu mais de R$ 2,2 milhões no programa, ampliando as oportunidades para empreendedores locais. Os participantes contam com o apoio da Central do Empreendedor para formalizarem o pedido de participação no Repara Foz.
Prêmios Em 2024, o Repara Foz foi premiado com o Prêmio Summit Iguassu Valley na categoria inovação de produto.
Ainda em 2024, Foz do Iguaçu conquistou o título de campeã estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, projeto que reconhece e valoriza as iniciativas inovadoras protagonizadas por governos municipais.O Município venceu na categoria “Compras Governamentais” com os programas “Repara Foz” e “Auxílio Material Escolar”. A Prefeitura de Foz também ficou entre as três melhores do Estado na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo.