Divulgação Em 2024, o Projeto Trilha Rural: Conhecendo a SRP consolidou-se como uma das principais iniciativas do Museu da Sociedade Rural do Paraná. A visita proporciona uma experiência imersiva e educativa para estudantes de Londrina e região, além de aproximá-los da história e influência do agronegócio no desenvolvimento da cidade e do país. Só com o projeto, o Museu recebeu 1.601 crianças e jovens de instituições públicas e privadas.
“Como entidade de classe, temos o compromisso de contribuir para uma educação atualizada sobre o agro, destacando sua importância para todas as cadeias de valor de maneira acessível e interativa. No Parque Ney Braga, diversas atividades já cumprem esse papel, levando conhecimento além da porteira. Acreditamos que a educação é o alicerce da sociedade, e o projeto soma a nossa causa de fortalecer a compreensão e o reconhecimento da relevância do agronegócio”, ressalta Marcelo Janene El-Kadre, presidente da SRP.
As visitas, com duração de 2h30min, ocorreram em 32 ocasiões durante 2024, nos turnos da manhã e da tarde. As crianças iniciam o trajeto a partir do Museu da SRP, onde aprendem um pouco sobre a história de Londrina e sua relação com o universo do agro, além de conhecer de perto objetos que marcaram a trajetória da agricultura e dos 62 anos de ExpoLondrina.
O grupo também passa pelos famosos aquários do Parque, que contemplam diversas espécies de peixes como Lambari, Arraia, Cachara, Tilápia do Nilo, Pacu, Pirarucu, Piratutanga, Cachapira e Dourado, proporcionando ao educando a compreensão da importância da piscicultura e do aquarismo como meio de preservação das espécies e suprimento alimentar. Outra atração que conquista o público infantil é o espaço equestre da SRP, onde as crianças têm a oportunidade de aprender um pouco sobre as características dos cavalos e boas-práticas, além de poder tocar o animal, acompanhados por um profissional do setor.
Ainda durante a Trilha Rural, os alunos visitam o espaço de leilão Abdelkarim Janene. Nesse local, os estudantes participam de uma dinâmica interativa que apresenta os diversos subprodutos derivados da matéria-prima proveniente de diferentes partes do boi, ampliando a compreensão sobre a cadeia produtiva da pecuária. Além de destacar a importância econômica e social do setor, essa atividade conecta diretamente os participantes à temática central da ExpoLondrina, reforçando o papel do recinto como um ponto educativo e cultural significativo no Parque Ney Braga.
Além disso, a ExpoLondrina 2024, realizada entre 5 e 14 de abril, ampliou o alcance da Trilha Rural e atraiu 4.115 visitantes durante o evento, reforçando seu papel educativo e cultural.
O Museu da SRP também está ampliando o espaço como centro de pesquisa e extensão ao colocar à disposição os documentos de seu acervo para estudantes universitários e imprensa local, fortalecendo sua relevância acadêmica e cultural. Durante a ExpoLondrina, o ambiente acolhe estagiários de instituições como UEL, UNIFIL e UNOPAR.
Outras atividades
Além da Trilha Rural, o Museu ofereceu várias exposições temporárias em 2024, como:
•“Pecuária Bovina” (5 a 15 de abril),
•“O Despertar para a Vida: Descobrindo a Alegria na Simplicidade” (17 de maio a 16 de agosto),
•“Vidas em Detalhes: O Cotidiano da Diversidade” (26 de setembro a 29 de novembro).
Aberto de segunda a sexta-feira, o Museu da SRP continua sendo um centro de aprendizado, preservação e valorização da história local e recebeu 189 visitantes espontâneos, totalizando um público de 5.905 pessoas ao longo de 2024.
Serviço:
Agendamento para visitas a partir do dia 16 de janeiro de 2025
Telefone: (43) 3378-2053
E-mail: museu@srp.com.br.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.