Ricardo Marajó/SMCS O espetáculo Auto da Anunciação do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo estreou nesta sexta-feira (22), no Centro Histórico da cidade, dando início à extensa programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanharam o cortejo de anjos e foram seguidos por milhares de pessoas ao longo do trecho entre a Praça Garibaldi e o Largo da Ordem.
“O coração curitibano está em festa. Nosso Natal é compartilhado, é fraterno, não tem bilheteria”, enfatizou o prefeito, referindo-se à gratuidade de todas as atrações e o caráter democrático do evento. Greca conclamou as famílias a vivenciarem momentos de paz e harmonia. “Busquemos todos a fraternidade e a união e, mais do que isso, a essência do Natal, que é a paz”, afirmou.
A festa de abertura do Natal atraiu uma multidão para o centro da capital. Muitas famílias, turistas, adultos e crianças, acompanharam a apresentação, que teve como destaque um anjo gigante, de 4,3 metros de altura, manipulado como marionete por cinco pessoas. A superprodução concebida pela Fundação Cultural de Curitiba reúne 33 atores e músicos, distribuídos em diversas cenas natalinas, nas sacadas dos prédios históricos.
Superprodução
Conduzidos pelo Anjo Gabriel, 15 anjos descem em direção ao Largo da Ordem, enquanto os corais cantam glórias e músicas tradicionais com mensagem de fé e esperança. Os anjos apontam para a grande árvore de Natal, de 10m de altura, montada dentro do Memorial de Curitiba. O espetáculo termina com a formação do presépio, num palco em frente à Casa Romário Martins, tendo ao fundo, no alto da Casa da Memória, a estrela de Belém iluminada. Ao final, sob o brilho de fogos de artifícios, todos cantam Aleluia.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou os benefícios da programação natalina para a economia do município. No ano passado, o Natal levou 2 milhões de espectadores para as ruas e injetou mais de R$ 100 milhões no comércio e serviços. Prefeito eleito para o próximo mandato, Pimentel disse que continuará esse trabalho. “Reafirmo o compromisso de continuar investindo no Natal pelos próximos quatro anos para que a gente possa trazer alegria, confraternização e lazer para as famílias curitibanas e para os turistas”, assegurou Pimentel.
Programa de família
Crianças e adultos se encantaram com os anjos do Auto da Anunciação. O promotor de vendas Alexandre Bernardo, 43 anos, trouxe o sobrinho David Bruno, de 14, para a abertura da programação. Ambos acompanharam atentos o espetáculo e seguiram os atores. Carioca há um ano radicado na cidade, Bernardo não vê a hora de visitar o Parque Barigui. "Quero ver o show de drones", disse ele.
A visita ao Largo da Ordem foi o programa da família do técnico de manutenção Jeferson Marcelino, 37 anos, que ficou o tempo todo com a filha caçula, Maria Luísa, 5 anos, sobre os ombros. A mais ansiosa pelo início da programação era a irmã Ana Júlia, 8 anos.
"Ana Júlia fica esperando pelo Natal para ver a cidade decorada", contou a mãe das meninas, Edirleia Freire, 35 anos, técnica de celular. A avó das crianças, Marilene Freire, 62 anos, diarista, não tirou os olhos das luzes do espetáculo. A família veio de Santa Felicidade para assistir ao evento de abertura da programação.
Com a pequena Eva, de três anos, sobre os ombros, o industriário Carlos Dias Freitas, 45, acertava as contas com o Natal de Curitiba. A família, baiana, viajou no ano passado e perdeu grande parte da programação.
"É o nosso primeiro Natal em Curitiba", revelou a advogada Karym Vilanova, 38 anos. Segundo ela, desta vez, a família irá assistir ao tradicional espetáculo no Palácio Avenida.
O Auto da Anunciação voltará a ser encenado na próxima semana, com apresentações de 26 a 29 de novembro (terça a sexta-feira), às 19h30.