01/11/2024 às 17h00min - Atualizada em 01/11/2024 às 17h00min
Apucarana divulga calendário de matrículas e rematrículas para a rede municipal de Educação
Da Redação
Reprodução/PMA A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME), divulgou o calendário de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025. A instrução normativa nº 006/2024 já foi encaminhada para os 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas que compõem a rede municipal.
No período de 4 a 14 de novembro, as secretarias escolares devem realizar a renovação das matrículas dos alunos que já frequentam as unidades de ensino. “Os nossos servidores foram orientados a entrar em contato com os pais, por meio de bilhetes na agenda das crianças ou WhatsApp, para orientá-los sobre como será feito o atendimento. Os documentos necessários para a rematrícula são a declaração de vacinação atualizada, o contato telefônico atualizado e o comprovante de endereço (conta de água ou de luz), com data de emissão inferior a dois meses. Caso a fatura da Copel ou da Sanepar não esteja no nome do responsável legal pela criança, este precisará apresentar outro comprovante adicional,” disse a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
As matrículas dos estudantes oriundos dos CMEIs para as Escolas Municipais ocorrerão entre 18 e 29 de novembro. “Neste caso, os pais receberão uma carta contendo o nome da escola em que devem matricular seu filho ou filha. A indicação da escola de destino é feita através de georreferenciamento, ou seja, alunos que moram num raio de dois mil metros da instituição de ensino têm preferência pela vaga,” acrescentou a secretária.
Já as matrículas de alunos que se encontram fora da rede municipal de ensino e as transferências de estudantes entre escolas municipais serão feitas, em caso de existência de vagas, no período de 02 a 13 de dezembro de 2024.
Os documentos necessários (original e cópia) para efetuar a primeira matrícula e a transferência são: certidão de nascimento do estudante; RG do estudante (caso possua); CPF do estudante (caso possua), declaração de vacinação atualizada, RG do responsável legal pelo estudante, CPF do responsável legal pelo estudante, cartão do Programa Bolsa Família ou espelho emitido pelo Centro de Referência da Assistência Social, contato telefônico atualizado e comprovante de endereço atualizado (Copel ou Sanepar), com data de emissão inferior a dois meses. Caso a conta de água ou luz não esteja no nome do responsável legal pela criança, este deverá apresentar outro comprovante de endereço de maneira adicional.
As matrículas dos estudantes que estão no 5º ano em 2024 e vão para o 6º ano em 2025 deverão ser feitas pela internet, no portal da Secretaria de Estado da Educação, no período de 13 a 29 de novembro de 2024. Neste caso, os pais devem acessar a “Área do Aluno”, no endereço www.areadoaluno.seed.pr.gov.br, onde estão disponíveis as cartas-matrículas para os Anos Finais do Ensino Fundamental.