01/11/2024 às 17h00min - Atualizada em 01/11/2024 às 17h00min
Professor orienta estudantes para reta final de preparação para o Enem 2024
Da Redação
Pixabay O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tem suas provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro e, nestes últimos dias que antecedem as provas, ajustar o ritmo de estudo para obter um bom desempenho no exame é fundamental.
De acordo com o professor Alisson Henrique Moreira Sanches, coordenador de orientação pedagógica do Colégio Premier Wezen, a recomendação agora é focar em questões práticas e estratégias de execução, especialmente para o primeiro dia de prova, que envolve Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação.
Segundo o professor, resolver questões nos mesmos moldes do exame ajuda os alunos a revisar o conteúdo e ainda reforça a confiança. "Nestes dias que antecedem o Enem, o ideal é o aluno estudar as questões", explica Alisson. "Agora, ele deve focar nas questões do primeiro dia da prova, questões de ciências humanas, linguagens e códigos. E também a redação para depois direcionar a atenção para a prova do segundo dia."
Além da prática, o coordenador de orientação pedagógica do Colégio Premier Wezen, destaca a importância de uma estratégia de execução clara para o dia da prova. "Para o aluno lidar bem com a ansiedade e o cansaço, é essencial ter uma estratégia de execução", afirma. A recomendação é dividir a prova em blocos, começando pela redação com um rascunho e intercalando questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. “Dividir a prova em blocos de aproximadamente 15 questões e fazer pequenos intervalos ajuda a manter o foco e a disposição ao longo da maratona do exame”, detalha o professor.
Alisson também ressalta a importância de adotar uma rotina saudável nos dias que antecedem a prova. "O aluno precisa dormir bem, ter uma alimentação leve e fazer exercícios físicos de baixa intensidade para chegar ao dia do Enem com a energia necessária", lembra. Ele recomenda ainda que, na semana da prova, os alunos pratiquem questões no mesmo horário em que o exame será aplicado, por volta das 13h30, para que o corpo e a mente estejam mais habituados ao horário.
Outro ponto fundamental é a atenção à Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na correção do Enem. "O aluno deve identificar e responder primeiro as questões mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final", orienta Alisson. Essa técnica evita o desgaste mental e diminui o risco de erros em questões fáceis, o que impacta diretamente a pontuação final. "Nunca responda a prova de forma linear, vá pulando as questões mais complicadas para garantir a resolução das mais simples e assegurar uma TRI melhor."
Com essas recomendações, o Colégio Premier Wezen reforça seu compromisso com o desempenho de seus alunos no Enem, buscando prepará-los para um exame tranquilo e com foco nas melhores práticas para otimizar os resultados.