Aliando a tecnologia em prol da segurança pública, Arapongas conta com monitoramento por câmeras e também sistema de alarme em mais de 70% dos prédios públicos, o equivalente a 600 pontos monitorados. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 29, pelo secretário da pasta, Paulo Argati. “Vale destacar também que nós já temos uma meta de alcançar 100% dos prédios públicos com câmeras de monitoramento. Nós já temos a estrutura - a base principal. O próximo passo será instalar o sistema nesses outros pontos”, afirma.
Ainda conforme a Secretaria Municipal de Segurança, a etapa mais recente das instalações contemplou sete locais: a Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Professora Alzira Horvatich, Escola Municipal Professora Aleydah Costa Silva, CMEI Ester Otero, CMEI Berçário Meu Bebê, CCI do Jardim Brasil e CCI San Raphael – totalizando 70 pontos com câmeras. “Tudo isso traz mais segurança não apenas para os servidores municipais, mas também para a população. Com o sistema de monitoramento, nós diminuímos muito as ocorrências relacionadas a danos e furtos ao patrimônio público”, destaca Argati. Vale ressaltar que os responsáveis pelos serviços são os vigilantes municipais – por meio do Centro de Monitoramento Municipal, desenvolvendo ações na própria central, além de rondas e permanência fixa em determinados locais.
Até o momento, o valor investido no sistema de monitoramento via câmeras e alarmes foi de aproximadamente R$ R$ 1.500.000,00 – em recursos próprios.