25/10/2024 às 10h00min - Atualizada em 25/10/2024 às 10h00min

Região sudeste do Paraná recebe capacitação para aprimorar combate à dengue

AEN

Divulgação
Durante três dias, cerca de 200 pessoas estiveram reunidas, no município-sede da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão para fortalecer o enfrentamento à dengue na região Sudoeste do Paraná. O objetivo do encontro, iniciado na terça-feira (22), foi uma capacitação para o controle de vetores, voltada para Agentes de Combate às Endemias (ACEs), coordenadores e supervisores do Programa de Controle da Dengue dos 27 municípios de abrangência regional.

Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e da 8ª RS, a capacitação deu continuidade a um trabalho permanente para aprimorar as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.


Os profissionais participantes receberam instruções práticas e teóricas sobre controle de criadouros, uso de equipamentos, técnicas de bloqueio de transmissão e manejo de situações emergenciais, com o suporte da Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos (Scali) de Maringá e da equipe do núcleo de vigilância entomológica da 19ªRS de Jacarezinho, especialistas nesta área.

“A iniciativa busca fortalecer as ações preventivas e aumentar a eficiência das equipes municipais no combate às doenças transmitidas por vetores, que são uma prioridade de saúde pública”, enfatizou a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato.

“Com o apoio técnico especializado, os profissionais capacitados estarão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido em seus municípios, colaborando para a redução da infestação do mosquito e da incidência de doenças na região”, disse ela.

A região teve um número expressivo de casos no último período epidemiológico (2023/2024). Das 22 Regionais de Saúde, a 8ª RS foi a terceira com o maior número de casos confirmados (61.479), ficando atrás somente da 17ª de Londrina (78.742) e da 10ª de Cascavel (68.071). Em relação aos óbitos nessa região, 80 pessoas morreram em decorrência da doença. No atual período sazonal o número é de 111 casos, sem óbitos.

“Essa ação reafirma o compromisso da Sesa frente às estratégias para o controle de vetores no Paraná. O combate das arboviroses não tem dia marcado, acontece de janeiro a janeiro, e a capacitação das equipes que estão na linha de frente em cada um dos municípios é uma importante ferramenta para fortalecermos as ações de prevenção”, disse Nádia Zanella, diretora da 8ªRS.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp