11/10/2024 às 09h30min - Atualizada em 11/10/2024 às 09h30min
Com gols de dupla do Botafogo, Brasil vence o Chile de virada e se recupera nas Eliminatórias
Da Redação
Reprodução/CBF Jogando no Estádio Nacional de Santiago, o Brasil venceu o Chile de virada por 2 a 1, em jogo válido pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A "La Roja" saiu na frente com gol de Vargas no primeiro lance da partida, e o seleção canarinho buscou a virada com gols da dupla botafoguense, Igor Jesus e Luiz Henrique, um em cada tempo.
Com a vitória, o Brasil subiu para a quarta colocação das Eliminatórias com 13 pontos, estando seis atrás da líder Argentina. Já o Chile, amarga a penúltima colocação com apenas cinco pontos.
Mesmo com o resultado positivo e a subida na tabela, o Brasil terminou o primeiro turno das Eliminatórias da Copa do Mundo com a pior campanha da história da competição. Em nove jogos, são quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, com 11 gols marcados e 9 sofridos.
O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (15), diante do Peru, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O JOGO A Seleção Brasileira começou a partida desconcentrada e sofreu um revés logo no primeiro minuto. Após um cruzamento vindo da direita, Vargas venceu Danilo no alto e cabeceou encobrindo o goleiro Éderson. Depois de sofrer o gol, o Brasil passou a valorizar mais a posse de bola e a pressionar o Chile no campo de ataque. No entanto, o goleiro Córtes foi pouco exigido.
O time comandado por Dorival novamente não atendeu às expectativas dos torcedores. Porém, aos 45 minutos, em uma boa jogada de Savinho, o estreante Igor Jesus, ex-Coritiba e Botafogo, superou a defesa adversária e empatou a partida, também de cabeça, 1 a 1.
No segundo tempo, Bruno Guimarães e Gerson substituíram André e Paquetá, que tiveram um desempenho discreto na primeira etapa. Com isso, o Brasil passou a dominar mais o meio de campo, criando boas jogadas a partir de trocas de passes mais eficientes.
Raphinha teve um gol anulado por impedimento, e Rodrygo reclamou de um pênalti não marcado pela arbitragem. Mas foi novamente nos minutos finais que a seleção alcançou a vitória. Luiz Henrique, que entrou no lugar de Savinho, recebeu a bola na entrada da área, driblou o marcador e finalizou para o gol, decretando o placar de 2 a 1. Apesar de uma atuação abaixo do esperado, o Brasil conseguiu o resultado positivo.
ESCALAÇÕES: Chile 1x2 Brasil CHILE: Cortés; Loyola, Kuscevic, Maripán e Galdames (Morales); Valdez, Pavez (Alarcón) e Echeverría; Darío Osorio (Tapia), Dávila (Cepeda) e Vargas (Palacios). Técnico: Ricardo Gareca
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães), Lucas Paquetá (Gerson) e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Rodrygo e Igor Jesus (Endrick). Técnico: Dorival Junior