Divulgação Mais de 180 empresas de diversos setores, além de especialistas em tendências, desafios e oportunidades do mercado internacional, se reuniram na primeira edição do Exporta Day, que, além de ser o primeiro evento do gênero no Paraná, já nasceu como o maior evento de exportação do estado. A iniciativa do Sebrae/PR tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) e da Sociedade Rural do Paraná (SRP). O evento foi realizado nesta quarta-feira (9), durante todo o dia, na sede do IDR em Londrina.
“O foco hoje é promover negócios. Estamos com 13 importadores, dez do Paraguai, dois do Peru e um da Bolívia. Para nós, é um sucesso conseguir reunir as empresas pensando no mercado internacional, querendo impulsionar esse crescimento do mercado com outras moedas, pensando em negociar globalmente”, afirma Danubia Milani, consultora do Sebrae/PR, à frente da organização do Exporta Day. “É uma satisfação ver que estamos ampliando nossa rede de networking, ver as pessoas entusiasmadas com a rodada de negócios que certamente irá fortalecer os negócios da região.”
Apoiadora do evento, a ACIL é uma ponte com os empresários de Londrina, além de uma referência na região. “A ACIL é apoiadora do evento, importantíssima para angariar empresários que têm interesse em exportar e obter mais informações sobre o comércio exterior. O evento teve muita gente interessada e isso mostra a força e o potencial de Londrina e região no comércio exterior”, ressalta Thiago Romanelli, diretor de Comércio Internacional da ACIL. Recentemente, a entidade criou, dentro do Programa Empreender, o Núcleo de Comércio Exterior justamente para trabalhar e fomentar as exportações de empresas londrinenses.
Entre os conteúdos do evento, Thiago Romanelli destaca as ferramentas para fazer pesquisa de mercado no exterior. “Muitas empresas têm medo de exportar seu produto ou não sabe que caminho precisa ser tomado para conseguir exportar. Vamos lutar para que a gente fortaleça ainda mais o setor do comércio exterior de Londrina, que tem muito potencial com muitas empresas sólidas, produtos diversificados”, ressalta o diretor da ACIL.
Negócios e networking
Gonzalo Daniel Garces Zegarra, representante da Biomed Soluciones Hospitalarias, do Peru, veio especialmente para participar do Exporta Day. Ele já faz negócios com empresas brasileiras há 12 anos e é a segunda vez que vem a Londrina, mas estava com grandes expectativas de fechar negócios. “Somos uma empresa importadora de equipamentos médicos. E fui convidado para fazer negócios com empresas brasileiras. Busco mais ofertas de opções para importar”, conta.
Uma das empresas em negociação é a Eurofral, de Rolândia, que vende fraldas descartáveis. “Vim procurar novos negócios, novos mercados, fazer networking. Já consegui algumas parcerias e estamos trabalhando com o Gonzalo. Já o conhecia e agora estamos afinando a questão de registro, alinhando onde ele vai encaixar o produto”, explica. Ana Paula de Sousa Cruz, da startup natu.me, de saúde e bem-estar, também apresentou ao empresário peruano seus produtos de aromaterapia, de blends de óleos essenciais e cosméticos em desenvolvimento em Londrina. “Nós tivemos duas rodadas com empresários do Peru que já demonstraram interesse em levar o produto para demandas como controle de estresse, ansiedade para adultos e a linha de autismo, com foco em concentração para crianças.
Durante a manhã, uma série de palestras motivou os participantes: “Ferramentas de Prospecção Internacional”, com Igor Celeste; “Marketing Internacional: Estratégias que Conectam Clientes, Marcas, Produtos e Serviços”, com Diego Bonaldo Coelho; “Os Segredos da Argumentação em Persuasão - O que há de novo em negociação para profissionais do comércio exterior”, com Predrag Pancevski; e “Customer Success e Customer Experience para o Comércio Exterior”, com Pauline Timm Machado.
Ampliar mercado
O coordenador do Conselho Regional da Fiep no Norte do Paraná, Valter Orsi, avalia o Exporta Day como oportuno para ajudar a atingir a meta da Fiep em ampliar as vendas do Paraná no mercado internacional. “O Paraná tem uma indústria bem diversificada, hoje ocupa a quarta posição no Brasil e, com essas ferramentas de exportação, temos muito para crescer”, diz. De acordo com ele, é certeza que a participação do Paraná no mercado mundial será maior, a começar pelos países vizinhos presentes no Exporta Day, como Paraguai, Peru e Bolívia. “Com a participação dessas entidades, nós demos um grande passo para ampliar nossa participação no mercado internacional.”
Palestrante e gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Isquierdo Celeste, considera que as palestras foram pensadas e o conteúdo organizado de maneira a preparar as empresas de Londrina e região para realizarem negócios pelo mundo. “A cidade acabou de alcançar a marca de US$ 1 bilhão exportados e estamos no momento de consolidar e ampliar ainda mais a presença das empresas paranaenses no mundo. Os empresários podem contar com a ApexBrasil para esse objetivo de gerar exportação, renda e emprego na região, no Paraná e no Brasil”, ressalta.