10/10/2024 às 10h27min - Atualizada em 10/10/2024 às 10h27min
Lenda do tênis, Rafael Nadal anuncia a aposentadoria aos 38 anos
Da Redação
Reprodução/ATP Chegou ao fim a carreira do "rei do saibro". Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do tênis. Aos 38 anos, o espanhol, atualmente ocupando a 158ª posição no ranking da ATP, enfrentou nas últimas duas temporadas dificuldades físicas que o impediram de competir em alto nível. Sua despedida oficial será na Copa Davis, onde representará a Espanha entre os dias 19 e 24 de novembro.
"Estou me retirando do tênis profissional. A realidade é que foram anos difíceis, especialmente os dois últimos. Acredito que não consegui jogar sem limitações, o que me levou a tomar essa decisão", declarou Nadal em um vídeo publicado nas redes sociais.
Nadal se despede do esporte dois anos após a aposentadoria de Roger Federer, seu grande amigo e um dos principais rivais ao longo da carreira. Juntos, ao lado de Novak Djokovic, eles formaram o "Big 3", trio que dominou o tênis masculino nas últimas duas décadas.
Profissional desde 2001, quando tinha apenas 15 anos, Nadal rapidamente se destacou entre a elite do tênis mundial. Entre os homens, é o segundo maior vencedor de Grand Slams, com 22 títulos, ficando atrás apenas de Djokovic. Ele também conquistou o ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Grande parte dos títulos de Nadal em Grand Slams foi conquistada em Roland Garros, onde ele se consagrou como o maior nome do saibro, vencendo o torneio 14 vezes.
Nadal liderou o ranking da ATP pela primeira vez em 2008 e, ao longo de sua carreira, acumulou 209 semanas como número 1 do mundo. Ele terminou cinco temporadas no topo do ranking. Atualmente, ocupa a 158ª posição na ATP.