09/10/2024 às 12h37min - Atualizada em 09/10/2024 às 12h37min
Paraná tem alerta de tempestade e risco de ventos de até 100 km/h em diversas cidades
Da Redação
Reprodução/SMCS O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de risco para tempestades em todo o estado do Paraná, válidos a partir desta quarta-feira (9) até, inicialmente, às 10h de quinta-feira (10). Um dos alertas, de maior gravidade, abrange as regiões sul, centro e oeste do estado.
Esse alerta prevê ventos de até 100 km/h, queda de granizo e precipitações de até 60 milímetros por hora ou 100 mm ao longo do dia. Com isso, há a possibilidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, queda de árvores e alagamentos, segundo o Instituto.
O segundo alerta do Inmet é direcionado ao norte, litoral e Campos Gerais do Paraná, onde o risco é classificado como potencial. Nessa área, a previsão indica ventos de até 60 km/h, chuvas de até 30 mm por hora ou 50 mm ao dia, e possibilidade de queda de granizo.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) reforça que, nesta quarta-feira (9), a instabilidade atmosférica tende a aumentar devido à intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, que avança lentamente em direção ao Sul do Brasil.
"Há condições favoráveis para pancadas de chuva em diversas regiões do Paraná ao longo do dia, com potencial para tempestades isoladas. No noroeste e norte do estado, o clima segue abafado durante a tarde", afirma o Simepar.
Os meteorologistas também ressaltam que, na quinta-feira (10), a instabilidade se manterá elevada em todas as regiões do estado.
"Novamente, pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas são esperadas a qualquer hora do dia, com risco de tempestades. As regiões noroeste, oeste, sudoeste e sul devem registrar os maiores volumes de precipitação", alertam os especialistas.