11/09/2024 às 09h00min - Atualizada em 11/09/2024 às 09h00min
Em mais um jogo ruim, Brasil perde do Paraguai e segue em má fase na era Dorival Junior
Da Redação
Reprodução/CBF O Brasil voltou a sofrer uma derrota nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Nesta terça-feira (10), a Seleção Brasileira perdeu por 1 a 0 para o Paraguai, no Estádio Defensores del Chaco, em partida válida pela oitava rodada do torneio.
Em mais uma atuação abaixo do esperado, o gol da vitória paraguaia foi marcado por Diego Gómez. Após um cruzamento rebatido pela defesa brasileira, o volante aproveitou o rebote, driblou o zagueiro e, com um belo chute de três dedos, superou Alisson, abrindo o placar.
Com dificuldades na criação e pouca inspiração, o Brasil produziu poucas oportunidades claras. A melhor chance veio logo após o gol, quando Guilherme Arana viu Junior Alonso evitar o empate ao tirar a bola em cima da linha. Ainda assim, Lucas Paquetá, Endrick, João Pedro e Vini Jr. chegaram a levar perigo, mas sem sucesso em igualar o placar.
Por outro lado, o Paraguai, em vantagem, apostou nos contra-ataques, assustando a defesa brasileira. Isidro Pitta e Enciso protagonizaram boas jogadas, mas não conseguiram ampliar o resultado.
Data-FIFA O Brasil iniciou essa janela de jogos com uma vitória importante, mesmo sem grande desempenho. Na sexta-feira (6), a Seleção venceu o Equador por 1 a 0, no Couto Pereira.
Entretanto, nesta terça-feira, um longo tabu foi quebrado. O Brasil não perdia para o Paraguai há 10 jogos, desde 2008, em uma partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
Classificação Com a derrota, o Brasil caiu uma posição na tabela de classificação das Eliminatórias, sendo ultrapassado pelo Equador. Agora, a Seleção ocupa a 5ª posição, com 10 pontos conquistados em 24 possíveis.
Por sua vez, o Paraguai subiu para a 7ª posição, com 9 pontos, e atualmente está na zona de classificação para a repescagem mundial da próxima Copa do Mundo.
Próximos compromissos A próxima Data FIFA ocorrerá entre os dias 7 e 15 de outubro. A Seleção comandada por Dorival Jr. terá dois confrontos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
No dia 10, o Brasil enfrentará o Chile fora de casa, pela 9ª rodada do torneio. Em seguida, no dia 15 de outubro, a equipe jogará contra o Peru, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
ESCALAÇÕES: Paraguai 1x0 Brasil PARAGUAI: Gatito Fernández; Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete (Velázquez); Bobadilla, Diego Gómez (Sosa), Villasanti, Almirón (Cuenca) e Enciso (Rivieros); Isidro Pitta (Arce).
Técnico: Gustavo Alfaro.
BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Vinicius Junior e Endrick (João Pedro). Técnico: Dorival Júnior.