28/08/2024 às 12h28min - Atualizada em 28/08/2024 às 12h28min
Construção da ciclovia da Avenida Tuiuti tem licitação aberta pela Prefeitura de Maringá
Da Redação
Divulgação/Redes Sociais Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura de Maringá deu início ao processo de licitação para a construção de uma ciclovia na Avenida Tuiuti. O edital pode ser acessado no Portal da Transparência.
De acordo com o memorial descritivo, a ciclovia terá uma extensão de 4,4 quilômetros, começando na interseção da Avenida Tuiuti com a Avenida Brasil e se estendendo até o Contorno Norte, na Major Abelardo José da Cruz. A obra será executada nos canteiros centrais da avenida.
O projeto básico também contempla a revitalização da Praça Souza Naves, localizada próxima à Rodoviária de Maringá. O valor máximo estimado para a realização das obras é de R$ 8 milhões.
As empresas interessadas podem apresentar suas propostas até o dia 13 de setembro, com a escolha da vencedora sendo divulgada no mesmo dia, às 9h. O prazo para conclusão das obras, incluindo a ciclovia e a revitalização da praça, é de 360 dias após a assinatura da Ordem de Serviço.
Convênio com a Itaipu Binacional
A obra é fruto de um convênio firmado em julho de 2023 entre a Prefeitura de Maringá e a Itaipu Binacional.
O projeto da ciclovia inclui a instalação de quatro estações de apoio aos ciclistas, equipadas com ferramentas, bebedouros, bancos, bicicletário e outros recursos. Além disso, serão instalados novos semáforos para pedestres e ciclistas, juntamente com equipamentos de acessibilidade, sinalização tátil e outras melhorias baseadas em um estudo de tráfego desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).