Reprodução/SEI Nos dias 27 e 28 (terça e quarta-feira), Londrina, no Norte do Estado, sediará a 12ª edição do ECO.TIC’NOVA, um evento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que envolve Londrina, Maringá e região. O encontro oferecerá uma experiência imersiva em tecnologia, inovação, negócios e futuro. A programação, destinada a empresas, startups, universidades, poder público e sociedade civil organizada, acontecerá no Villa Planalto. Os ingressos podem ser adquiridos no site: https://www.ecoticnova.com.br/.
O ECO.TIC’NOVA é a união dos eventos o ECO.TIC, de Londrina, e TIC’NOVA, de Maringá, realizados desde 2013 e unificados a partir de 2022. Neste ano, a programação contará com dois dias de atividades (das 14h às 19h), incluindo palestras e talks de curta duração no palco principal, além de painéis nas arenas de negócios e tecnologia.
O evento conta com apoio do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, e é realizado pelo APL de TIC de Londrina, Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), TI Paraná, Software by Maringá, Sebrae/PR e Sistema Fiep.
A edição 2024 é voltada para discutir temas como Inteligência Artificial (IA), automatização inteligente, transformação digital na indústria, segurança cibernética, metaverso, segurança da informação, entre outros. Na lista de palestrantes confirmados, estão representantes da Microsoft, Oracle Latin America, Gartner e WTM International. O encontro também é voltado para empresas que estão passando pelo processo de transformação digital, como nos ramos de supermercados e estacionamentos, para mostrar o impacto da tecnologia em novos modelos de negócios.
O diretor de Inovação da SEI, Fabrício Bianchi, destaca que o evento é uma oportunidade para que empreendedores da região Norte do Paraná conheçam os projetos e oportunidades que o governo estadual oferece para startups e negócios inovadores. “Estaremos com uma área exclusiva para atender os ecossistemas de inovação, empresários, estudantes e a sociedade civil para mostrar programas de incentivo financeiro, leis voltadas à inovação e como contar com apoio da Secretaria da Inovação em seu negócio inovador”, afirma.
A presidente do APL de TIC de Londrina e Região, Ana Paula Murakawa, destaca que o encontro não é voltado apenas para empresários do setor de tecnologia, mas para todas as empresas que já passaram ou estão no meio do processo de transformação digital. Ela conta que o evento trará casos reais de empreendedores de segmentos tradicionais, como o de supermercados e de estacionamentos, para mostrar como a adoção de novas tecnologias impactou nos modelos de negócios.
“Uma novidade deste ano é a ampliação do espaço de exposição, onde teremos tecnologias para atender diversos segmentos”, afirma a empresária.
A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, explica que a reunião preza também pelo networking empresarial na área de transformação digital. Segundo ela, deve receber caravanas de empresários de Maringá, Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. “A proposta é gerar conexões entre empresários do setor de tecnologia e empresas que consomem tecnologia. O setor é transversal, ou seja, todos os negócios, seja na área de alimentos, saúde, construção civil ou moda, demandam por tecnologia”, complementa.