Alunos da Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti, em Maringá, foram premiados nesta segunda-feira, 5, com livros infantis escritos e autografados pelo rapper Emicida. No total, quatro estudantes do 5º ano da escola municipal foram premiados após participarem de um concurso de redação sobre literatura negra e representatividade.
O concurso de redação foi produzido dentro do projeto ‘Bibliodiversidade na Escola’, iniciativa da Secretaria de Educação e que promove o aprendizado sobre questões étnico-raciais. Nas primeiras atividades do projeto, os alunos conheceram os livros infantis ‘Amoras’ e ‘E foi assim que eu e a Escuridão ficamos amigas’, de autoria do rapper Emicida, e produziram redações sobre a importância da representatividade na sociedade e na escola.
O objetivo do projeto foi conscientizar os alunos sobre o combate à discriminação e o respeito às diferenças, com foco na valorização da cultura e identidade negra. Os melhores textos foram lidos pelo cantor Emicida após o show na Virada Cultural de Maringá, realizado em 13 de julho pela Prefeitura de Maringá. O rapper também conheceu o projeto e autografou os livros que foram entregues para os alunos.
Foram premiados com os exemplares autografados do livro ‘Amoras’ os alunos Ediley Alves da Silva, Nicolly Mariah de Oliveira, Ana Clara Santana e Vinícius Davino.