28/07/2024 às 09h42min - Atualizada em 28/07/2024 às 09h42min

Visitas guiadas na Assembleia Legislativa são aulas de cidadania e participação política

Da Redação

Foto: Valdir Amaral/Alep
A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.
 
Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

 
Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.
 
Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia,  valor cultural, histórico e econômico do acervo.
 
Números
 
Neste primeiro semestre de 2024 já passaram pelo programa de visitas guiadas 1.675 visitantes, sendo abril o mês de maior procura com as visitas acontecendo por 20 dias do mês, totalizando 668 visitantes. Além de alunos de escolas públicas e particulares, acadêmicos das mais diversas universidades, também participaram das visitas estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), dos programas Jovem Aprendiz, vereadores-mirins de cidades do interior do estado, partícipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), parlamentos jovens municipais e lideranças de cooperativas paranaenses.
 
O maior contingente de visitantes é de Curitiba e Região Metropolitana (Campina Grande do Sul, Colombo, São José dos Pinhais, Araucária e Fazenda Rio Grande), mas a Assembleia Legislativa, neste primeiro semestre também recebeu visitantes de Palmeira, São Jerônimo da Serra, Rio Azul, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Cascavel, Guarapuava, Pontal do Sul, Tibagi, Laranjeiras do Sul e Antônio Olinto, além de visitantes de Caxias do Sul do estado do Rio Grande do Sul.
 
Agenda
 
As visitas constituem uma importante estratégia de ensino, uma vez que motivam os visitantes e permitem que eles explorem e vivenciem uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.
 
Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa para fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício constando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.
 
As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp