19/07/2024 às 10h00min - Atualizada em 19/07/2024 às 10h00min

Apagão virtual global atrasa voos e prejudica serviços de comunicação ao redor do mundo

Da Redação

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Um apagão cibernético está causando atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). O problema está relacionado aos sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.

As companhias aéreas American Airlines, United e Delta, principais dos Estados Unidos, paralisaram todos os voos. A JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos nos EUA, continua com as operações normais.


No Brasil, usuários relatam que aplicativos de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores ao redor do mundo também tiveram problemas nas operações.

O incidente teve origem em um problema global na CrowdStrike. Em entrevista à NBC, o CEO da empresa pediu desculpas.

Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou estar ciente das falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor "Falcon".

A CrowdStrike fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo, com o objetivo de identificar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers. Informações iniciais indicam que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.

No Brasil, o Aeroporto de Viracopos confirmou que o apagão afetou o sistema da Azul Linhas Aéreas, que opera a maioria dos voos no terminal. Outros aeroportos e companhias afirmaram não enfrentar problemas significativos.

Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas. As viagens que já estão em andamento continuarão normalmente.

A Eurowings, subsidiária da companhia aérea alemã Lufthansa para voos na Europa, informou que todos os voos domésticos e entre Alemanha e Reino Unido foram cancelados até as 15h no horário local (10h no Brasil).

Problemas técnicos foram reportados nos maiores aeroportos da Europa e na Índia, com atrasos de voos. Em Berlim, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas. No aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo, diversas companhias aéreas estão realizando o check-in de forma manual.

A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong disse que as companhias aéreas também mudaram o procedimento de check-in para manual, mas que os voos não foram afetados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp