16/07/2024 às 21h21min - Atualizada em 16/07/2024 às 21h21min

SRP pede fim do RGP ao Ministro da Pesca, André de Paula, em visita no Parque Ney Braga

Da Redação

Fotos: Henrique Campinha/SRP
Nesta segunda-feira (15), o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, realizou uma visita ao Parque Governador Ney Braga, em Londrina, onde foi recebido pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, e pelo diretor de Aquicultura, Ricardo Neukirchner. 

Durante a visita, o ministro teve a oportunidade de conhecer de perto as instalações do Parque, com destaque para os dois aquários situados na Casa do Piscicultor. 


Em entrevista, destacou a relevância da aquicultura no Estado. “O Paraná é uma referência na piscicultura nacional, que tem a maior produção de peixe no Brasil, com destaque muito especial para a tilápia, e tem um diferencial que é o trabalho promovido pelas cooperativas, que integram tantos produtores, com tanto sucesso. Esse é com certeza um fato de diferenciação de outras regiões do país", destacou André de Paula. 

Os aquários localizados no Parque abrigam 14 espécies diferentes de peixes, sendo uma das principais atrações para os visitantes. "Só na ExpoLondrina, cerca de 265 escolas públicas e privadas e mais de 20 mil estudantes passam passam pelos aquários, sendo uma ótima oportunidade para incentivar o contato entre crianças e jovens com o agro", destaca Marcelo Janene El-Kadre. 

O presidente destaca também o projeto "Trilha Rural: conhecendo a SRP", promovido pela entidade, que conta com um roteiro totalmente gratuito, abrindo as porteiras do Parque para que as crianças possam aprender cada vez mais sobre o agronegócio e sua relevância para o mundo. “Elas aprendem, por exemplo, a importância da piscicultura, as características gerais dos peixes e os materiais que são feitos a partir de componentes do animal que fazem parte de seu dia a dia”, afirma.  Desde outubro de 2023, mais de 700 alunos participaram do Projeto. 

Pensando em potencializar ainda mais a experiência dos visitantes e as atividades interativas durante todo o ano, a Sociedade Rural do Paraná aproveitou a vinda do ministro para solicitar recursos para a construção de um novo aquário, maior e mais tecnológico, apresentando os peixes nativos, de cultivo e ornamentais ao público. 

“O objetivo é realizar esse trabalho mais social e educacional de uma forma ainda mais eficiente. Mudaremos o local, para deixá-lo em um ambiente mais estratégico para o público e contar com uma estrutura ainda melhor para acesso e exposição dos próprios peixes, com material de divulgação, informativo”, explica o diretor de Aquicultura, Ricardo Neukirchner. 

FIM DO RGP

Atenta às transformações do mercado, a SRP reitera sua missão de fomentar e defender a cadeia da produção de peixes cultivados no Brasil e, por isso, considera essencial as discussões relativas ao setor de aquicultura e o debate sobre medidas que proporcionem melhores condições para que o produtor atue em sua atividade de maneira promissora e consciente. 

Por este motivo, entregou um ofício ao Ministro que questiona a eficiência da Lei Federal 11.959/2009, que dispõe sobre a política nacional de desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura, culminando na criação de ferramentas que burocratizam em excesso o setor, como o Registro Geral do Produtor (RGP), que nasceu com a proposta de cadastrar os pescadores e permitir que eles recebam o benefício ambiental denominado “seguro defeso”, porém, tal burocracia impacta profundamente os trabalhadores, que precisam pagar para efetuar os seus cadastros. 

A entidade espera que a Lei, que impacta 98% dos pequenos produtores no Brasil, seja revista, a fim de contribuir com o fortalecimento da atividade da aquicultura do Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp