11/07/2024 às 15h35min - Atualizada em 11/07/2024 às 15h35min

Paraná registra aumento no número de mortes por excesso de velocidade nas rodovias

Da Redação

Reprodução/PRF
O número de mortes por excesso de velocidade nas estradas federais do Paraná aumentou. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam um crescimento de 6,5% no número de mortes em acidentes de trânsito nas rodovias paranaenses no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

Houve um acréscimo de 17 mortes, passando de 261 para 278, principalmente devido a colisões frontais, que são frequentemente causadas por ultrapassagens proibidas ou forçadas e excesso de velocidade.


Das 278 mortes em acidentes de trânsito nas rodovias federais do Paraná, 93 ocorreram em colisões frontais, quando dois veículos colidem de frente, resultando em uma parada brusca do veículo e de seus ocupantes. Em 2023, houve 74 mortes desse tipo, 21% a menos do que em 2024.

Para ilustrar o potencial de dano, a 100 km/h, o corpo humano se comporta como se pesasse 28 vezes mais. Assim, em uma desaceleração brusca, os órgãos internos podem sofrer danos severos devido à inércia. Nas colisões frontais, a soma das energias dos veículos envolvidos tende a aumentar a gravidade dos danos.

Embora as colisões frontais representem cerca de 7% dos acidentes, elas correspondem a um terço das mortes no estado. A maioria dessas colisões (54%) ocorreu em trechos sem duplicação, onde o tráfego dos dois sentidos compartilha a mesma pista.

Em resposta, a PRF intensificou a fiscalização de ultrapassagens proibidas e excesso de velocidade, além das operações regulares. Como resultado, houve um aumento de 5,3% nas autuações por ultrapassagens proibidas e de 3,5% nas por excesso de velocidade.

Entretanto, para reduzir o número de mortos e feridos, é essencial que os motoristas adotem comportamentos seguros, respeitando as normas de trânsito. A PRF recomenda que os motoristas que já seguem essas regras adotem uma postura defensiva: ao avistar uma ultrapassagem, mesmo que proibida, reduzam a velocidade e, se necessário, desloquem-se para a direita.

Antes de ultrapassar, o motorista deve verificar se tem velocidade suficiente para concluir a manobra com segurança, certificar-se de que nenhum outro veículo está iniciando a mesma manobra atrás e sinalizar adequadamente. Para maior segurança, é recomendável ultrapassar apenas um veículo por vez.

Outro tipo de acidente que preocupa a PRF são os atropelamentos: 48 pedestres morreram atropelados, 9 a mais do que no primeiro semestre de 2023. Pedestres são mais vulneráveis nas rodovias devido à maior velocidade dos veículos em comparação com áreas urbanas.

Os atropelamentos de pedestres estão diretamente relacionados à falta de visibilidade. A luz solar proporciona uma condição em que tanto motoristas quanto pedestres conseguem assimilar os riscos e adotar comportamentos preventivos. Das 48 mortes por atropelamento, 40 ocorreram à noite ou ao amanhecer/anoitecer.

Além de sugerir mudanças às entidades que administram as rodovias, a PRF fiscaliza as condições dos veículos que podem aumentar o risco de atropelamentos, como o funcionamento das luzes e o estado do para-brisa. No primeiro semestre de 2024, a PRF no Paraná realizou 10.496 autuações por irregularidades nos equipamentos obrigatórios dos veículos, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para os pedestres que precisam usar as rodovias à noite, a PRF recomenda caminhar sempre pelo acostamento, usar roupas claras, utilizar a lanterna do celular para serem mais visíveis e caminhar no sentido contrário ao dos veículos.


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