Daniel Castellano / SMCS Curitiba conquistou em 2024 o título de capital mais igualitária do Brasil. O reconhecimento nacional foi dado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que divulgou em março o Mapa da Desigualdade entre as Capitais. Manter em boas condições as estruturas urbanas da capital também contribui para que toda a população tenha acesso a uma melhor qualidade de vida.
Em quase oito anos, os investimentos pesados em zeladoria urbana, com recuperação de calçadas e viadutos, corte de mato, limpeza de rios e asfalto novo, têm sido prioridade da Prefeitura de Curitiba. É um trabalho conjunto das secretarias do Governo Municipal (SGM), do Meio Ambiente (SMMA) e de Obras Públicas (Smop).
Operações tapa-buraco
Entre as ações da zeladoria estão as operações tapa-buraco. É um trabalho muito importante para a manutenção das vias mais antigas, levando-se em conta que Curitiba tem cerca de 4,5 mil quilômetros de ruas.
De 2017 a junho de 2024, os Distritos de Manutenção Urbana (DMUs) recuperaram 24.333 km de ruas, um volume recorde na capital e que garante condições mais seguras e confortáveis para motoristas, pedestres e ciclistas.
A zeladoria inclui também as operações de fresa e recape das ruas, detectadas pelo sistema de Zeladoria Digital ou apontadas pela população no programa de consultas públicas Fala Curitiba; recuperação de calçadas pelo programa Caminhar Melhor; roçadas em vias e espaços públicos; manutenção da microdrenagem (que assegura o fluxo adequado para as águas da chuva) e dos pontos de iluminação; além de reformas e serviços em estruturas como trincheiras, viadutos e nas Ruas da Cidadania.
O trabalho de manutenção das estruturas existentes é somado a um amplo programa de execução de obras e serviços de pavimentação, macrodrenagem, calçadas, entre outros.
“As ações englobam a manutenção permanente da cidade e garantem condições boas e seguras das estruturas, ruas e espaços públicos, o que resulta em qualidade de vida e segurança para a população”, comentou o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Zeladoria Digital
A Secretaria do Governo Municipal passou a utilizar a Zeladoria Digital para monitorar a qualidade do pavimento das ruas.
Lançada no Smart City Expo Curitiba 2024, a ferramenta utiliza um sensor, acoplado a carros da frota da Prefeitura e de aplicativos, para monitorar a situação das ruas da cidade e avaliar o pavimento e outros elementos que a compõem. Ao detectar que há um buraco na rua, por meio da inteligência artificial, a tecnologia abre automaticamente um protocolo de solicitação do serviço para ser executado pela Prefeitura.
Malha viária recuperada
De 2020 a junho de 2024, as requalificações de asfalto foram realizadas em 198 vias em uma extensão de 80,2 quilômetros, contemplando artérias importantes dos bairros da cidade, como as avenidas Winston Churchill (Pinheirinho), Anita Garibaldi (Cabral) e Marechal Floriano (Parolin), além das ruas Lodovico Geronazzo (Boa Vista), Desembargador Westphalen, Augusto de Mari (Portão), Conselheiro Laurindo (Portão) e Nicola Pellanda (Umbará).
“Um trabalho muito bom, melhorou 100% a nossa rua. O piso trepidava bastante e agora a condição de tráfego ficou excelente”, disse o comerciante Paulo César Neubauer, dono da loja Servtintas na Rua Desembargador Westphalen. A via teve o pavimento recuperado numa extensão 1.650 metros.
Asfalto Novo
O programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade, tem ações executadas e em andamento nos bairros das dez regionais. Desde 2017 e até a meados de junho este ano, foram realizadas 2.218 ações de pavimentação em 1.896 ruas sendo que, algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de asfalto novo é de 1.076 quilômetros. São 2.151 intervenções entregues e 67 em andamento.
Caminhar Melhor
Com o programa criado pelo Ippuc que prevê a requalificação de calçadas, a Prefeitura de Curitiba reafirma a prioridade dada ao pedestre.
Desde 2017, a Prefeitura realizou a manutenção de 423 mil m² de calçadas, passeios e ciclovias. Estão entre as recentes intervenções, a requalificação das calçadas na Rua Adolpho Bertoldi, no trecho compreendido entre as ruas Belmira Carvalho e Maria Regina Scaramussa Marques, totalizando 1.600 metros.
Os novos passeios garantem mais conforto e segurança para o deslocamento dos moradores, principalmente aos usuários dos equipamentos públicos Escola Municipal João Amazonas, Unidade de Saúde Rio Bonito e CMEI Maria Gracita Gracia Gonçalves.
Também foram recuperadas 2.273 unidades rampas de acessibilidade, garantindo a mobilidade, principalmente de pessoas com dificuldade motora.
“Está ficando muito bom, a Prefeitura está de parabéns. Melhorou muito para a gente caminhar por aqui, principalmente eu que tenho que me locomover de bengala”, observou Jurema dos Santos, que mora na região há 55 anos.
Viadutos e trincheiras
A manutenção de trincheiras e viadutos feita pela SGM e Smop na cidade chegou a 107 pontos, que receberam tinta antipichação e correção de superfícies.
Estão nesse pacote de serviços intervenções como a realizada na trincheira da Avenida Maurício Fruet com a linha férrea, no Cajuru, que conferiu à estrutura as cores da bandeira de Curitiba, verde e vermelha. Antes de receber estes acabamentos, os equipamentos passam por lavagem com água de reúso, recuperação da estrutura em concreto, tratamento de trincas nas paredes e guarda-corpos.
Também passaram por manutenção recentemente, os equipamentos das ruas Deputado Heitor Alencar Furtado, esquina com João Falarz; Treze de Maio com Avenida Manoel Ribas; Rua Lúcia Domakoski Lunardon com a BR-277, entre outros.
Roçadas e drenagem
Em 2023, as roçadas realizadas pelos Distritos de Manutenção registraram um grande volume de serviço: 148.151.143,06 m², o equivalente a 17.958 campos de futebol.
Já a manutenção das galerias de águas pluviais foi realizada em 463.999 mil metros de tubulações pelas equipes de zeladoria.
Esse trabalho ajuda a evitar alagamentos em dias de chuvas mais fortes, uma vez que bocas-de-lobo e caixas de captação da via precisam estar limpas e sem fissuras para o escoamento adequado da água.
As equipes também fizeram a limpeza e manutenção de 295.450 caixas de captação, além de fazer a desobstrução 619.621,75 metros de galerias.
Ruas da Cidadania reformadas
As sedes das nove Ruas da Cidadania receberam manutenção de estruturas metálicas, reforma das passarelas metálicas, pintura interna e externa, pintura de quadras esportivas, nova comunicação visual, além de se tornarem mais acessíveis para pessoas com deficiência.
Na Regional CIC, única a ter os serviços descentralizados funcionando em espaço alugado, as obras da Rua da Cidadania já estão em andamento na Vila Nossa Senhora da Luz, o endereço do primeiro conjunto habitacional da cidade.
A melhoria física dos espaços públicos reflete na facilidade de atendimento ao cidadão.
Limpeza de rios
A Prefeitura faz um trabalho constante de rios e córregos, com o programa Curitiba Contra as Cheias, para prevenir inundações em épocas de chuvas fortes. Desde 2017, o trabalho realizado pela Smop alcançou 1.300 serviços de limpeza e desassoreamentos em rios, córregos, valas e canais em diferentes bairros. Foram mais 440.471 metros de limpeza.
Já as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente retiraram 18.758 toneladas de resíduos dos rios da capital, de 2017 a junho de 2024. E a coleta recolheu 405.899,75 mil toneladas de entulhos vegetais.
Cidade mais iluminada
Em 2023, Curitiba deu início à inédita Parceria Público-Privada (PPP) com a Engie, empresa líder no setor de energia renovável, que assumiu a concessão administrativa da iluminação pública do município.
O parque de iluminação pública de Curitiba é composto por quase 150 mil pontos, e em média são atendidos 5.700 ocorrências por mês no sistema de gestão de iluminação pública/156.
Além disso, 91.212 pontos da cidade tiveram luminárias convencionais substituídas por LED, mais eficientes e econômicas.