Nesta quarta-feira (19), representantes da Federação Catarinense de Futebol estiveram em Curitiba para tratar sobre o Campeonato Sul-Brasileiro de categorias de base, previsto para começar em setembro de 2024.
O vice-presidente da FCF e diretor do DCO, Carlos Crispim, junto do presidente do Conselho Fiscal, Enio Gomes, e do coordenador do programa “Futebol Catarinense do Futuro”, Rodrigo Vieira Gallotti Nunes, foram recebidos na sede da Federação Paranaense de Futebol pelo presidente Hélio Cury Filho e pelo diretor do Departamento de Competições da FPF, Orlando Colaço Vaz.
O encontro selou a aproximação e a parceria entre as federações para aprimoramento da base nos três Estados da Região Sul. “Nos solidarizamos com a situação do Rio Grande do Sul e nos reunimos para prosseguirmos com o planejamento”, revelou Orlando. “A criação do Sul-Brasileiro vinha sendo discutida desde 2023 e, este ano, ajustamos o calendário para que a competição acontecesse”, afirmou o diretor do DCO paranaense.
A competição é inédita e é uma iniciativa das três federações da região Sul: Paranaense, Catarinense e Gaúcha. O campeonato abrangerá as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Cada Estado contará com quatro representantes por categoria. O critério para participação é a colocação dos clubes nos estaduais, estando aptos os quatro primeiros colocados.
*A categoria Sub-20 aguarda definição, pois o campeonato termina em agosto.