Na sexta-feira, 14 de junho, a Vectra comemora 28 anos. A empresa londrinense é reconhecida pelos seus projetos arquitetônicos autorais e inovadores e se destaca como a sexta maior construtora do Paraná. Ao longo destes anos, já são 67 empreendimentos lançados, entre condomínios verticais e horizontais, loteamentos e bairros planejados.
Pautada em valores como empreendedorismo, ética e valorização de pessoas, a empresa se diferencia com a personalização dos projetos, foco na experiência do cliente e em inovações tecnológicas. Possui imóveis em Londrina, Cambé, Ibiporã, Porecatu, Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba, no Paraná; e Dourados e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.
O pioneirismo é uma das características da Vectra, que foi a primeira construtora de Londrina a lançar um edifício inteligente, o Wynn, na Nova Prochet. Na mesma região, apresentou ao mercado o primeiro empreendimento com selo Carbono Zero, o Gaia, que terá as emissões de CO2 na construção compensadas pela proteção de 684 hectares de terras localizadas em Tamarana, norte do Paraná.
A empresa familiar, de governança sólida e gestão profissional e moderna, foi fundada pelo engenheiro civil, Manoel Luiz Alves Nunes, e se especializou na incorporação e construção de empreendimentos residenciais e comerciais diferenciados, com materiais de acabamento de qualidade.
“Quando comecei a Vectra, não estava interessado em ser grande, em crescer tanto. Gosto demais do meu trabalho e, com quase cinco décadas de profissão, vejo que ainda tenho muito a aprender”, afirma Nunes, orgulhoso da trajetória da empresa.
História Precursora no desenvolvimento de condomínios horizontais fechados em Londrina, a Vectra entregou projetos importantes para a cidade, como o Recanto do Salto, Vale das Araucárias, Santana Residence e Vale do Arvoredo.
Também assina projetos de edifícios residenciais icônicos, como os Palazzos Veronesi e Di Cesare, na Avenida Adhemar Pereira de Barros; Casa Milá, Parc Guell e Casa Battló, que homenageiam a arquitetura de Antoni Gaudi; a linha London Hills, com seis prédios inspirados na arquitetura de Londres.
A construtora entregou torres comerciais importantes, como o City Hall, Palhano Square Garden e o condomínio Palhano Premium, o primeiro da cidade a conquistar o Selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), uma certificação que atesta a sustentabilidade do empreendimento. Este último, também é o único de Londrina a contar com um heliponto homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em sua história mais recente, o Wave, em construção na Avenida Adhemar Pereira de Barros, se destaca como um projeto luxuoso e exclusivo de uma casa suspensa, de 427 metros quadrados de área privativa, com uma vista incrível para a cidade de Londrina e o Lago Igapó.
Batizada carinhosamente pela Vectra de “Nova Prochet”, a região acolhedora, caracterizada pela mobilidade urbana, vias largas, áreas verdes e abastecida de serviços essenciais, é a nova aposta da empresa que, atualmente, possui sete torres em construção no bairro, contando o mais recente lançamento, o Hera.
Para 2024, a Vectra se prepara para a mudança de sede. O novo endereço será na Avenida Adhemar Pereira de Barros e vai abrigar o escritório administrativo e a central de decorados em um amplo e sofisticado ambiente, que terá novos espaços de interação com os clientes.