Como nasce um talento? Em se tratando de futebol, esporte mais popular no Brasil com cerca de 30 milhões de praticantes, basta um campo de futebol perto casa, aquele encontro semanal com os amigos, e claro, uma bola.
Foi assim que começou a história do atleta Valdecir da Silva Rodrigues, o Pelegol. Nascido em Arapongas – PR, Valdecir quando criança, se reunia com os amigos num campo de futebol próximo à sua casa, onde ficavam brincando e observando os adultos jogarem. A partir daí tomou conhecimento do projeto Atleta do Futuro, realizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), ao qual se inscreveu e começou a treinar, aos 7 anos de idade.
Neste projeto Valdecir foi se aperfeiçoando, ou podemos dizer, começando a ser lapidado, pois aos 13 anos já se destacava e além dos treinos no projeto, passou também a jogar em meio aos adultos.
“Com 13 anos eu treinava no Sesi e aos fins de semana jogava futebol de campo, o chamado futebol suíço que é com número reduzido de jogadores e um tamanho menor de campo também. Eu jogava junto com meu padrinho, o Dr. Elson Tazawa, que me chamou para jogar, e mesmo muito jovem eu jogava no meio dos adultos e já me destacava.”
Assim Valdecir começou a participar do futebol amador e conciliou o projeto do Sesi até seus 16 anos de idade. Em 2019 teve sua primeira experiência como atleta federado, disputando o Campeonato Paranaense de Futsal série bronze, jogando pela equipe de Arapongas.
“Tive a felicidade de marcar o primeiro gol da equipe, logo na estreia, depois de 16 anos que a cidade tinha ficado sem disputar um campeonato profissional de futsal.”
Valdecir disputou novamente o mesmo campeonato, pela equipe araponguense, em 2021 e em 2022 foi convidado a representar a equipe de Doutor Camargo. Mesmo com a distância (Valdecir mora em Arapongas e a cidade de Doutor Camargo fica na região de Campo Mourão), encarava duas horas de carro para ir e duas para voltar, três vezes na semana (dois dias para treinos, e um para jogos aos sábados).
Em 2023 atuou pelo Estrela Maringá Unicesumar e em 2024 ingressou no Cafeeira Cambira Futsal, ao qual está até hoje.
Não bastando gostar do que faz e ter talento, Valdecir é dedicado, cuida da alimentação e treina praticamente a semana inteira, mantendo um ritmo de treino também na academia de musculação.
Como surgiu o apelido “Pelegol”? Seria uma referência ao nosso rei Pelé?
“Quando eu era pequeno, meu cabelo era bem enrolado, parecendo um pelego, utensílio utilizado na montaria (que é feito com couro e pêlos de ovelha). Meu pai me deu esse apelido, e sempre todos me conheceram assim desde criança.
Quando fui me destacando nos campeonatos, alguns amigos colocaram o “L” no final, associando a gol, por isso, Pelegol. Muitos me chamam de Pelego até hoje, e alguns de Pelegol, já que virou minha marca e meu instagram.”
Mesmo o apelido de Valdecir não havendo relação com Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, Pelegol é talentoso, detentor de inúmeros gol e também carrega a camisa 10:
“Todos os anos utilizei a 10. É meu número favorito!”
E sobre a convocação para a Seleção Brasileira de Futebol de Salão?
De acordo com Pelegol, a convocação veio durante a primeira rodada do Campeonato Paranaense desse ano (2025) pelo Presidente da Federação de Futebol de Salão, Karluso Lima e recebida através do Presidente da equipe do Cafeeira, Maylisson T. Gonçalves de Oliveira.
“Quando recebi essa notícia fiquei muito, muito feliz! Por saber que, são 12 atletas do Brasil inteiro, e eu estar no meio, é uma honra muito grande e algo que eu nunca esperava.”
Pelegol estará embarcando para a Colômbia com a Seleção Brasileira para disputa de jogos amistosos contra a Seleção Colombiana, de 1º a 4 de maio, num evento que contará com a participação do rei do futsal brasileiro, Alessandro Rosa Vieira, o Falcão e também o ilustre jogador colombiano John Jairo Pinilla. Na sequência, do dia 05 ao dia 12, disputarão o Campeonato Mundial de Clubes.
Desejo a nosso atleta Pelegol grandes conquistas e finalizo dizendo o seguinte:
Talento é a capacidade de fazer o que todo mundo faz, mas de um jeito que só você consegue. Continue trabalhando duro. Parabéns por toda sua dedicação!