Com a volta as aulas, os pais começam a se preocupar com o peso das mochilas das crianças e adolescentes. E aí começam as preocupações e dúvidas: “essa criança está carregando muito material”; “a mochila está tão pesada que vai te derrubar”; “vai ter problema na coluna com tanto peso”. Enfim, as perguntas e questionamentos são muitos.
Afinal, o peso da mochila leva a problemas na coluna?
Os estudos mais recentes sobre o assunto dizem que não há associação consistente entre o uso ou tipo de mochila e dor nas costas em crianças e adolescentes.
Já em um estudo publicado pela British Journal of Sports Medicine (BJSM), em 2018, os autores não encontraram associação entre usar mochila com mais de 10% do peso corporal e dor nas costas em crianças e adolescentes.
Esses estudos foram feitos com mais de 70 mil crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos.
Agora sabe o que causa dor nas costas nas crianças e nos adolescentes?
Altas horas de computador e celular, falta de atividade física, falta de brincadeiras ao ar livre, alimentação inadequada, ou seja, uma vida sedentária. Isso sim causa dor nas costas.
Nosso corpo é um sistema completo e adaptável a todas as situações. Precisamos treiná-lo e incentivá-lo para o movimento, pois movimento é vida e movimento cura.
Por isso, pais e responsáveis, ao invés de criar fantasmas, ao invés de comprar mochilas de rodinha para que as crianças não carreguem e sim arrastem seus pertences, vamos incentivá-los aos movimentos, às brincadeiras de pega-pega, corrida, bola, peteca, piscina, educação física.
Deixem suas crianças e adolescentes carregarem suas mochilas nas costas, pois além de não causar dor nas costas, vai fazer com que se tornem adultos mais fortes.